Alto Araguaia, MT – A prefeitura do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) não tem poupado investimentos para equipar a frota de veículos visando atender áreas prioritárias da administração. E para consolidar o processo, foi adquirida essa semana um veículo van para atender pacientes renais que fazem hemodiálise no município de Rondonópolis (220 km ao sul). O montante investido por parte da administração foi na ordem de R$ 103.845,00 em recursos próprios.
Em Alto Araguaia, dados da Secretaria de Saúde (SMS) apontam que seis pacientes fazem tratamento em Rondonópolis todas as segundas, quartas e sextas-feiras com transporte ofertado pelo município. “Esse veículo é para atender exclusivamente os pacientes que fazem hemodiálise. O prefeito Maia Neto empreendeu esforços para comprar esse veículo para promovermos a melhoria do atendimento a esses pacientes, visto que quando terminam o tratamento ao longo do dia saem muito debilitados”, disse a secretária de saúde, Martha Maia.
[caption id="attachment_29237" align="alignleft" width="220"]
Veículo proporcionará mais conforto e segurança aos pacientes renais que fazem hemodiálise em Rondonópolis[/caption]
Com a chegada van totalmente equipada com bancos reclináveis, 16 lugares somando o acento do motorista e ar condicionado, sobe para nove o número de veículos adquiridos para atender a área da saúde em Alto Araguaia. Antes, o município já havia adquirido uma caminhonete que atua no transporte de médicos e enfermeiros para atendimento na zona rural, uma ambulância, um micro-ônibus, três veículos gol para trabalhos administrativos e transporte de medicamentos na área central e ainda uma motocicleta que está sob responsabilidade da Vigilância Sanitária local (VISA). Em parceria com a empresa ferroviária América Latina Logística (ALL), o município também recebeu, no início de 2013, uma UTI completa.
“Ao decidirmos pela compra do veículo o prefeito Maia Neto nos fez uma exigência. A van deveria abarcar todo conforto necessário para quem três vezes por semana utiliza o transporte e ficam por horas fazendo o tratamento. E assim o fizemos. É um veículo completo que ficará à disposição dos pacientes que fazem tratamento em Rondonópolis”, explicou a secretária.
Hemodiálise
A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.
Investimento na frota de veículos
Em 21 meses já foram adquiridos seis veículos gol, quatro caminhonetes, duas saveiros, cinco motos, uma pá-carregadeira, um veículo Uno repassado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) ao CRAS, uma UTI em parceria com América Latina Logística (ALL), um micro-ônibus, uma ambulância e ainda uma van para transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Rondonópolis. Ainda com contrapartida do município, foi adquirida uma retroescavadeira que contou com emenda de R$ 100 mil do deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB). Alto Araguaia recebeu também uma retroescavadeira, uma motoniveladora, um caminhão (emenda deputado federal Homero Pereira) e um micro-ônibus escolar do Governo Federal. Além disso, o município adquiriu e fez as adaptações necessárias para colocar em operação dois caminhões compactadores para coleta de lixo em Alto Araguaia. Do início de 2013 até agora o município comprou e recebeu 31 veículos.
Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br