Por Marcos Cardial | Assecom AIA
A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou nesta terça-feira (29) a 1ª Conferência Municipal da Cidade. Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social” e o lema “Pensando hoje no Alto Araguaia de amanhã”, o evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e cidadãos interessados no futuro do município.
O encontro foi realizado no auditório Alba Berigo, na Câmara de Vereadores, com apoio técnico da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e integrou o ciclo preparatório para a 6ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades. A programação incluiu palestras e debates em grupos temáticos, divididos em três eixos principais: articulação entre setores urbanos e planejamento das políticas públicas; gestão estratégica e financiamento; e grandes temas transversais.
Além da discussão de propostas, a conferência também teve como objetivo eleger os delegados que representarão Alto Araguaia na etapa estadual.
Para a coordenadora técnica da AMM, Waldna Fraga, a participação ativa dos municípios nas conferências é fundamental. “É uma etapa indispensável para quem busca crescimento e retomada da economia. A Conferência das Cidades define prioridades, metas e estratégias para acessar recursos. A AMM está presente para apoiar esse processo”, afirmou.
O coordenador de Relações Institucionais da AMM, José Antônio, destacou o caráter democrático do evento. “Pensar a cidade é pensar no cidadão. Essa conferência propõe justamente isso: envolver a população nas decisões que vão moldar o futuro do município”, ressaltou.
O secretário municipal de Administração, Paulo Peres, celebrou o momento histórico. “Essa é a primeira conferência do tipo em 87 anos de história de Alto Araguaia. Um marco que reforça o compromisso com o planejamento urbano e com a busca por melhorias para nossa população”, declarou.
O prefeito Jacson Niedermeier (União Brasil) acompanhou os trabalhos durante todo o dia e participou dos grupos de discussão e agradeceu a AMM pelo apoio técnico. “Foi uma verdadeira reunião de trabalho. Discutimos propostas com a sociedade, ouvimos demandas e apontamos caminhos para o desenvolvimento. É olhando para frente que construiremos um Alto Araguaia melhor”, afirmou.