Prefeitura leva para escolas palestras sobre cuidados e reciclagem de lixo doméstico

Alto Araguaia, MT – “Uma obra essencial para o desenvolvimento de uma região cercada por dezenas de propriedades”. Foi com essa afirmação que o prefeito Maia Neto (PR) abriu e concluiu sua participação na primeira reunião do Movimento Pró-Logística do Ariranha realizada neste sábado (23.02) na Fazenda Vale Encantado. A estrada sinuosa com 56 km é cercada por grandes morros rochosos, vales, colinas e muito verde. As propriedades possuem terras agricultáveis para o plantio de soja, cana de açúcar, eucalipto, entre outras culturas, além de abrigar vasto rebanho bovino. [caption id="attachment_18653" align="alignleft" width="319"]Imagem 241 Prefeito Maia Neto discursa durante reunião do Movimento Pró-Logística do Ariranha[/caption] Com a estrada e a construção da ponte de concreto com cerca de 80 metros de extensão sobre o rio de mesmo nome todo vale do Ariranha será interligado, conforme proposta apresentada pelo movimento. Os acessos serão pela MT-481 num trecho de 3 km e pela MU-44 numa extensão de 3,2 km. Além de 34,2 km pela margem esquerda e 15,6 km pela margem direita do Ariranha via MU-71. A reunião foi coordenada pelo Sindicato Rural Patronal de Alto Araguaia e aberta pelo presidente, Jacson Marlon Niedermeyer, com a apresentação de ações a título de parceria entre o Governo de Mato Grosso, prefeitura e Câmara de Alto Araguaia, Sindicato e produtores rurais para abertura da estrada e obras na ponte. O prefeito Maia Neto ressaltou que a parceria é provável e que o primeiro passo é a municipalização tornando a estrada na MU-71, agregando mais 56 km aos mil quilômetros de estradas já existentes no município. Outra proposta do prefeito é montar um movimento Pró-Estadualização para que a importância da estrada seja levada a conhecimento do governador Silval Barbosa (PMDB). “É uma essencial obra para o desenvolvimento da região do Ariranha que produz muito, mas que não tem estradas nas  melhores condições. Essa parceria é possível. Sugiro que seja montada essa comissão para irmos a Cuiabá e apresentarmos o projeto de estadualização assim como já foi feito com a MT-481”, disse sugerindo, inclusive, que a comissão vá a Cuiabá entre 20 e 25 de março para apresentar a ideia. “Para quando [o governador Silval Barbosa] vier lançar as obras da MT-100 já nos traga uma notícia a respeito do assunto”, pontua. O prefeito Maia Neto ainda mensurou sobre os benefícios para Alto Araguaia após a rodada de audiências junto ao governador semana passada em Cuiabá. Entre elas, o lançamento das obras de pavimentação da MT-100 no trecho entre o município e Ponte Branca, bem como o trabalho emergencial de recuperação da MT-100 por meio de tapa-buraco e recapeamento no trecho entre Alto Araguaia e Alto Taquari. A reunião do Movimento Pró-Logística do Ariranha contou com a participação dos secretários de Obras e Transporte, Edinaldo Alves, o Bordado; de Esportes, Turismo e Lazer, Maciel Aurélio Peruchi; de Agricultura, Dimas Gomes Neto; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo e de Educação Abilene Bastos de Queiróz. O prefeito Maurício Joel de Sá (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores Rubens Novaes (PMDB) e demais vereadores de Alto Taquari (66 km de Alto Araguaia) também participaram da reunião.