Prefeitura inicia obras de construção de ponte sobre o Córrego Ribeirão Claro na MT-100

Previsão é que obra seja concluída já na próxima semana

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) iniciou as obras de construção da ponte de 36 metros sobre o Córrego Ribeirão Claro na MT-100, no km-05 saída para Araguainha. Os investimentos serão de R$ 122.575,00 do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB). O local está interditado desde o dia 21 de fevereiro quando intensas chuvas fizeram o aterro desmoronar e alguns tubulões foram arrastados pela força das águas. A previsão é que as obras sejam concluídas em duas semanas.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) acionou a Defesa Civil do Estado por conta da situação. O aterro provisório foi a solução encontrada pela empresa Emza que executa obras de pavimentação no trecho entre Alto Araguaia e Ribeirãozinho, que desabou no início do ano passado ao não suportar o peso de um caminhão carregado com material de construção.

Em janeiro de 2018 uma forte chuva abriu uma cratera no local. Para garantir a passagem dos veículos, principalmente de cargas, a Secretaria de Obras e Infraestrutura reconstruiu a passagem, que novamente foi destruída pelas águas. Por conta da complexidade da obra, a Prefeitura optou pela reconstrução da ponte.

A reconstrução da ponte vai ao encontro com uma necessidade de produtores da região para o escoamento da produção de grãos, pecuária, e no sentido inverso os caminhões transportam insumos para lavouras. O trecho é utilizado por linhas do transporte escolar de estudantes da zona rural e o desvio pela MT-462 aumenta o trajeto de viagem dos alunos em 40 km.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) acredita que já na próxima semana os serviços sejam concluídos. “Se tudo transcorrer dentro do cronograma e o tempo colaborar como nos últimos dias, acredito que em um curto espaço de tempo o serviço seja concluído e o tráfego seja liberado já nos próximos dias”, disse.