Prefeitura faz recuperação da MT-465 e mantém foco em estradas da zona rural em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Minimizar o impacto das chuvas, garantir o rápido acesso às propriedades e o escoamento da produção. É com este objetivo que a Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) mantém uma rotina de recuperação de estradas na zona rural. Homens e máquinas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Transportes e Frota (SINTRAF) estão na MT-465, que liga o Distrito do Buriti a região do Rio do Peixe. A manutenção é feita pela Prefeitura com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB).

A ação inclui reparos emergenciais em pontos considerados críticos, raspagem da via, aplicação de cascalho, drenagem lateral e levantamento de trechos da MT-465. Dois caminhões caçamba, uma pá-carregadeira, uma restroescavadeira, uma PC, uma caminhonete de apoio e 10 servidores executam os serviços. Nos últimos dias choveu forte na região e a secretaria redobrou atenção para assegurar as ideais condições de tráfego.

A manutenção da MT-465 é considerada prioritária por ser um importante corredor para transporte de gado e chegada de insumos em toda região. A estrada garante acesso ao Distrito do Buriti, Rio do Peixe e Colônia do Ariranha, além de ser rota para o Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao longo de 2017 foram realizadas ações dentro do período de estiagem (entre abril e outubro), um modo de prevenir problemas na janela de chuvas entre novembro e março. Com o planejamento é possível uma manutenção preventiva nesta época do ano.

O secretário Milton Lima explicou que a SINTRAF mantém uma rotina de visitas nas estradas da zona rural afim de detectar os problemas e já resolvê-los o mais rápido possível assegurando condições de tráfego a veículos leves e de carga. “É um pedido do prefeito Gustavo Melo manter uma rotina de recuperação de estradas na zona rural. Já empreendemos várias ações dentro do nosso planejamento e continuaremos trabalhando”, disse secretário.

MU-01 RECUPERADA – Outra frente de trabalho da Secretaria de Obras e Infraestrutura na região incluiu a recuperação da MU-01, que dá acesso ao Distrito do Buriti e a divisa com Alcinópolis (MS). O trabalho beneficiou, além de produtores, cerca de 716 habitantes que residem no distrito, distante cerca de 100 km do perímetro urbano de Alto Araguaia.

REGIÃO DO GRILO - O mesmo serviço de manutenção de estradas está em execução na MU-43, na região do Grilo, no Assentamento Gato Preto. Uma forte chuva na última sexta-feira (2) causou estragos na localidade. Uma pá-carregadeira e uma caminhonete de apoio atuam na recuperação da via.