Cadastramento tem início na segunda-feira. Objetivo é obedecer critérios sócio-econômicos do Programa Eficiência Energética
[caption id="attachment_23114" align="alignleft" width="319"]
Cadastramento acontece de segunda a quinta-feira na sede da Ação Social, antigo CRAS[/caption]
Alto Araguaia, MT - O Governo Municipal de Alto Araguaia, em parceria com a Rede Cemat, realiza de segunda-feira (26) até quinta-feira (29.08) o cadastramento de famílias para participarem do Programa de Eficiência Energética, que prevê a troca de geladeiras antigas e com alto consumo energético. O principal critério para as famílias se cadastrarem é serem beneficiadas pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).
O projeto, realizado em parceria com a Cemat, prevê a troca da geladeira que se encontra em mal estado de conservação, ou seja, gastando muita energia e poluindo o meio-ambiente, por uma nova. A troca é feita somente mediante cadastro e levantamento sócio econômico da família. Ao ser contemplada, a família recebe uma geladeira nova em troca da antiga.
O Programa de Eficiência Energética pretende entregar 30 geladeiras em Alto Araguaia, conforme explicou a secretária de Assistência e Promoção Social, Sandra Paniago. Para se cadastrar será necessário obedecer aos seguintes critérios sócio-econômicos: estar cadastrado como residencial baixa renda, a chamada tarifa social (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); estar regular com a concessionária; a fatura de energia tem que estar no nome da pessoa a ser beneficiada; tem que possuir uma geladeira velha e em funcionamento; aceitar entregar a geladeira velha para ser descartada e ainda não ter sido beneficiado pelo programa.
As famílias que se enquadrarem nos critérios sócio-econômicos serão contempladas por meio do Programa de Eficiência Energética da Rede Cemat, que promove a substituição de geladeiras antigas por refrigeradores modernos com Selo Procel de Economia de Energia. O objetivo do programa é reduzir o alto consumo de energia elétrica provocado por equipamentos antigos que acabam gerando custos desnecessários para esses clientes e um impacto na produção de energia.
O cadastramento será feito a partir desta segunda-feira na Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, na Rua Antônio Aires Fávero, nº 548, no horário das 08 às 11h e das 13 às 18h.