Prefeitura entrega 294 óculos gratuitos a pacientes atendidos pelo mutirão oftalmológico

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Foto: Réulliner Rodrigues

A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia (SMS) finalizou a entrega de óculos de grau aos pacientes atendidos pelo mutirão oftalmológico realizado pela Prefeitura.  A ação totalizou 294 acessórios gratuitos à comunidade. Além dos exames e dos óculos, o município já realizou mais de 100 cirurgias de catarata e pterígio no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney.

O mutirão realizado em maio deste ano atendeu 504 pacientes que aguardavam na Central de Regulação. A ação é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Justiça Comunitária.

O aposentado João Ferreira que possuía dificuldades de ver, comemorou o novo óculos. “Usava para perto pois não dava conta de ver, foi a coisa mais maravilhosa que o prefeito fez para nós. Não tínhamos condições de fazer nem a consulta, imagina os óculos. Temos que agradecer ao prefeito pelo esforço. Agora consegui enxergar cem por centro, graças a Deus”, diz.

A costureira Vandila Rodrigues afirmou que agora irá conseguir realizar o seu trabalho, pois estava a muito tempo sem realizar exame. “Enxergava muito pouco, não conseguia ver as pessoas. Vai ajudar muito, especialmente dentro de casa, na minha costura”, pontua.

Para a secretaria de Saúde do município, Manoela Nunes, promover a ação é levar mais qualidade de vida à comunidade. “O prefeito Gustavo Melo não mede esforços para melhorar a saúde e cuidar das pessoas. Com o mutirão fazemos exames preventivos, entregamos óculos e ainda realizamos as cirurgias”, comenta.

Ainda, de acordo com a gestora, um novo mutirão deve acontecer no primeiro semestre de 2023. Segundo Manoela, a Central de Regulação tem aumentado a demanda para exames oftalmológicos.