Por Marcos Cardial | Assecom AIA
A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIP), realizou o pagamento dos salários dos servidores municipais referentes ao mês de janeiro, já com o acréscimo da Revisão Geral Anual (RGA) de 3,90%, nesta sexta-feira (30.jan.2026). O reajuste foi garantido por meio da Lei Municipal nº 4.684/2026, de 21 de janeiro de 2026, aprovada pela Câmara Municipal em sessão extraordinária no mesmo dia e sancionada pelo prefeito Jacson Niedermeier (União Brasil). O pagamento dentro do próprio mês reforça a política de valorização do funcionalismo público e a responsabilidade fiscal adotada pela gestão municipal.
Com a quitação da folha salarial de janeiro a 645 servidores efetivos e comissionados, a administração municipal injeta mais de R$ 4.471.677,54 milhões na economia local, fortalecendo o comércio e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do município. A RGA 2026 assegura um reajuste de 3,9% nos salários dos servidores, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), reafirmando o compromisso sólido da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público e o cumprimento da legislação vigente.
A Lei também garante aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias o piso salarial de 3.242,00.
De acordo com o secretário de Finanças e Planejamento, Hugo Borges, a regularidade no pagamento é resultado de planejamento e uma determinação do prefeito Jacson. “O pagamento dos salários de janeiro acontece dentro do próprio mês, mantendo a regularidade dos pagamentos, demonstrando o compromisso e a responsabilidade da gestão com o servidor e com o equilíbrio das contas públicas, garantindo segurança financeira às famílias dos nossos colaboradores, bem como fortalece a economia local. O pagamento antecipado assegura que as famílias possam se planejar melhor, especialmente neste início de ano”, disse o secretário.
A medida contribui diretamente para a tranquilidade financeira dos servidores e para a movimentação do comércio local, uma vez que os recursos circulam na economia do município, gerando impactos positivos em diversos setores.
O pagamento da RGA incide sobre as remunerações dos servidores públicos efetivos e comissionados, bem como sobre os proventos de inativos e pensionistas, conselheiros tutelares e subsídio dos agentes políticos, no âmbito da
administração direta e indireta de Alto Araguaia.