Prefeitura e SENAI abrem 850 vagas de cursos de qualificação em Alto Araguaia

Prefeitura e SENAI abrem 850 vagas de cursos de qualificação em Alto Araguaia
Prefeitura trabalha para que todos os conselhos sejam reestruturados em Alto Araguaia e atuem em consonância com a administração local   Alto Araguaia, MT – A prefeitura de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) iniciou uma série de encontros com vistas a reestruturar e colocar em funcionamento todos os conselhos municipais. Em encontro com conselheiros, o prefeito Maia Neto (PR) destacou o papel de atuação, bem como a importância dos conselhos, que são espaços públicos de composição plural e paritária. Sua função é formular e controlar a execução das políticas públicas em áreas prioritárias da administração. [caption id="attachment_19208" align="alignright" width="319"]Reunião com representantes da cultura de Alto Araguaia Reunião na Semel com representantes da cultura de Alto Araguaia[/caption] Os conselhos atuam como canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governos, sendo a municipal, estadual e federal. O prefeito Maia Neto disse que a importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação bem como implementação de políticas públicas. “Os conselhos são importantes para todos os andamentos das atividades publicas”, disse. A administração municipal de Alto Araguaia vem empreendendo esforços no sentido de reestruturar todos os conselhos locais fornecendo-lhes espaço físico e condições para atuar. O esforço empreendido por cada conselheiro também foi lembrado pelo prefeito. “Estamos atualizando todos os conselhos para que tenhamos todos funcionando e atuando. Queremos agradecer aos conselheiros, porque são todos voluntários, pela colaboração e determinação. Vamos reativar todos os conselhos para que mensalmente façamos reuniões e que o conselho esteja junto com a administração, discutindo os interesses da sociedade como um todo e lutando pelo desenvolvimento de Alto Araguaia”, disse o prefeito. O chefe de gabinete de Alto Araguaia, Jovelino de Souza Leles Filho, o Zaru, é quem está participando de encontros com representantes de conselhos na área da saúde, educação, segurança, meio ambiente, habitação, entre outros. Membros do Conselho Municipal de Saúde estiveram na sala de gabinete da prefeitura. Na reunião estavam o presidente Carlos Alberto de Lima Pessoa Júnior e as conselheiras Maria Aparecida Fraga, Débora Virgínia Borges, João Carlos Carrilho Menegon e Orlando Marques. Na pauta de discussão, assuntos ligados a implantação do conselho. “O prefeito Maia Neto determinou que sejam desenvolvidas ações para que todos os conselhos sejam reestruturados em Alto Araguaia. Estamos mantendo esses encontros e promovendo ações com vistas a garantir o funcionamento dos conselhos locais. Já nos reunimos com alguns conselhos e novas reuniões estão em via de acontecer”, apontou. A última reunião realizada visando o fortalecimento dos conselhos envolveu representantes da cultura local.