Prefeitura e Ministério Público lançam campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”

Lançamento do Projeto Leão Amigo tem por objetivo mobilizar a sociedade ao fazer a declaração de IR destinar recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia lançou, nesta segunda-feira (04.mar.2024), a campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”. A iniciativa tem como objetivo incentivar os araguaienses sobre a destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente para projetos sociais locais que atendam crianças e adolescentes.

A iniciativa envolve também o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM). O lançamento foi realizado no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e reuniu OAB local, conselheiros tutelares, secretários municipais e contadores, que terão papel determinante na iniciativa.

A declaração do imposto de renda 2024, ano-base 2023, deverá ser feita entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal, e não há custos. Podem contribuir com o Fundo pessoas físicas, destinando até 3% do tributo, e pessoas jurídicas, que podem destinar até 1%.  O Programa Leão Amigo da Criança e do Adolescente quer conscientizar os declarantes que as doações para o Fundo da Criança e do Adolescente serão abatidas nas declarações de ajustes do Imposto de Renda devido, diminuindo o valor a ser pago ou aumentando a restituição.

“O Imposto de Renda declarado aqui, os recursos tem que ficar aqui. Esse é um momento muito importante de conscientização, onde pedimos que, os empresários e as pessoas que forem declarar, se conscientizem e participem dessa proposta. Esse pequeno gesto ajuda na mudança e melhoria de vida das crianças e adolescentes araguaienses”, disse a primeira dama Priscila Dourado, durante o lançamento do Projeto.

O promotor de Justiça, Frederico César Batista Ribeiro, fez um chamamento para que as pessoas possam destinar recursos para o Fundo da Criança e do Adolescente de Alto Araguaia. "A campanha vale para pessoas físicas e jurídicas e tem o objetivo de sensibilizar a população de que as quantias doadas podem ser abatidas no imposto de renda além de ajudar nossas crianças e adolescentes. Fica o nosso pedido para que a população participe diretamente desse processo, então, participe, colabore, seja um doador”, destacou.