Prefeitura divulga edital para premiação e incentivo em projetos culturais

Poderão apresentar projetos de eventos artísticos ou culturais.

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Prefeitura divulga edital para premiação e incentivo em projetos culturais

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura, Turismo e Lazer de Alto Araguaia (MT), divulgou edital de seleção de projetos culturais de pessoas físicas, de acordo com a Lei Emergencial de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. Podem participar todos artistas, oficineiros, professores de escolas de arte, produtores, técnicos e curadores residentes no município. Artistas menores de 18 anos devem ser representados pelos pais ou responsáveis. Serão selecionados até 89 ações culturais credenciadas com incentivo que varia de R$ 1.200 até R$ 5 mil.

Os interessados em participar da Chamada Pública deverão inscrever o projeto conforme formulários e anexos disponibilizados no site da prefeitura e apresentar toda documentação prevista no edital (disponível aqui), além de um vídeo de 3 a 20 minutos de duração. O período de inscrição será de 25 de novembro a 03 de dezembro de 2020, na sede da Secretaria de Cultura, anexo à prefeitura, de segunda à sexta das 13h às 17h.

Poderão apresentar projetos de eventos artísticos ou culturais como, apresentação música, instrumental, palestra sobre cultura popular, apresentação de danças culturais, palestra com entrevista, debates, exposição de telas, contação de histórias, oficina de confecção de peças artesanais, exposição de artesanatos, apresentação de livro, exposição fotográfica e de manutenção de projetos culturais e atividades promovidas na comunidade.

“É uma oportunidade para os artistas locais que já executavam seus trabalhos antes da pandemia serem contemplados. Logo os artistas deverão ficar atentos aos requisitos para que possam ser premiados”, alerta a secretária da pasta, Paula Regina Fraga.

Ainda de acordo com a gestora, dos municípios vizinhos, Alto Araguaia é o único que conseguiu ser contemplado. “Assim que a lei foi sancionada, de imediato buscamos atuar para que Alto Araguaia pudesse ser contemplada com os recursos. Agradecemos o trabalho da nossa equipe que esteve atenta aos prazos e documentação”, conclui.

LEI ALDIR BLANC - A Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, prevê ações emergenciais destinadas ao setor cultural um dos mais afetados pela pandemia do novo Coronavírus.

Após sancionada em junho de 2020 e regulamentada em agosto, coube à Prefeitura seguir com ações necessárias para a regulamentação da Lei no Município. Esta etapa antecede o recebimento de recursos onde a Prefeitura abre chamadas públicas e editais para que artistas locais possam ser contemplados.