Animais estão sob observação da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os cães serão colocados para adoção, enquanto que a arara será encaminhada para um zoológico e o cateto será solto novamente
Alto Araguaia, MT - Uma Arara-Canindé. Um cateto. Três cães. A semana começou movimentada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Com exceção do cateto, os demais animais chegaram debilitados, doentes e com sinais de maus-tratos. Desde então, estão sob observação do médico veterinário Vitor Gomes Mazieiro.
Casos como esses, em especiais de cães perambulando pelas ruas em Alto Araguaia, tem se tornando mais frequentes. A maioria em situação de abandono com sinais de maus-tratos, doentes e até debilitados de fome. Fiscalizações são realizadas pela Secretaria Municipal de Meio ambiente, que ao receber denúncias verifica as condições dos animais, notifica os responsáveis e nos casos mais graves encaminha para a polícia já que situações de abandono e maus-tratos é crime.
[caption id="attachment_39930" align="alignleft" width="652"]
Os cães chegaram doentes e debilitados. Estão em processo de recuperação e serão colocados para adoção[/caption]
Entenda caso a caso
Um dos cães chegou com um grave problema e ‘perdeu’ a visão em um dos olhos. O outro está com o corpo tomado por sarna, enquanto que o terceiro cachorro chegou com um problema em uma das patas. Se não fosse o médico veterinário intervir com um processo cirúrgico e medicação fatalmente seria necessária a amputação. Assim que recuperados, os cães serão colocados para adoção. Os interessados devem procurar a secretaria.
Os três cães estavam em situação de abandono e foram encontrados perambulando pelas ruas da cidade. O atendimento prioritário é feito porque estão doentes, em situação de risco e podem transmitir doenças aos seres humanos.
Em relação a arara, a situação é mais complicada. A ave foi encontrada em uma residência no Bairro Aeroporto. Ao verificarem a denúncia anônima os integrantes da Secretaria de Meio Ambiente a encontraram em um espaço pequeno, sem condições mínimas de higiene, com uma das patas mutilada e asa quebrada. No caso do filhote de cateto a situação é mais simples. O animal, muito provavelmente, se perdeu da mãe e do bando. Foi encontrado às margens de uma estrada por um produtor rural que ligou para a Secretaria de Meio Ambiente que fez a captura. A previsão é que nos próximos dias seja devolvido ao seu habitat natural.
“Os cães estão em processo de tratamento. Nosso objetivo é de recuperá-los e destiná-los para adoção, que é um processo simples e rápido. Basta a pessoa interessada vir até a secretaria e assinar um termo. Em relação a arara trouxemos para a secretaria para os cuidados e daremos um destino correto para a ave. É certo que não poderá retornar ao meio ambiente, visto que é totalmente dependente”, disse o secretário de Meio Ambiente Jéfferson Luiz Berigo.
O que fazer
Você denunciaria maus-tratos a um animal? Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer animal, a denúncia deve ser feita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente através do telefone 3481-2639. Até que o Centro de Tratamento para Animais em Alto Araguaia fique pronto, os animais são atendidos e recebem tratamento e cuidados na própria secretaria.
É considerado maus-tratos aos animais abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc.
Abandono e maus tratos à animais é crime. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção de 15 dias a seis meses ou aplicação de multa.
Informações à imprensa:
Texto: Caio Higor – Estagiário em Assessoria de Imprensa
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Fanpag: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia