Prefeitura de Alto Araguaia recupera e cascalha Serra das Malvinas na região do Gato Preto

Parceria com produtores dará mais celeridade à recuperação. PPP tem sido marca da administração do prefeito Gustavo Melo

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Caminho muito usado para o escoamento da produção de grãos, plantio de cana, rebanho bovino e no caminho inverso a chegada de insumos agrícolas diversos, a Serra das Malvinas, na MU-42, está sendo recuperada e cascalhada. A via dá acesso à região chapadão entre Alto Araguaia e Alto Taquari, além de ser muito utilizada por produtores da região do Gato Preto e do Grilo. O trabalho é desenvolvido pela prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SINTRAF), em parceria com produtores da região.

O prefeito Gustavo Melo (PSB), o vice-prefeito Freud Fraga (DEM), o secretário Milton Lima e o vereador Clodoaldo Fernandes estiveram na localidade nesta quinta-feira (2) vistoriando o andamento dos trabalhos. Na região estão uma pá-carregadeira, dois caminhões caçamba e uma caminhonete de apoio, além de tratores de produtores da localidade. O objetivo é aproveitar o período de estiagem para fazer um completo trabalho de restauração na serra, incluindo cascalhamento.

Valter Pereira Rosa é produtor rural na região há 40 anos e elogiou a iniciativa da prefeitura. “É de grande importância, porque é uma via importante para buscar insumos na região do chapadão. Os recursos estão sendo aplicados em quem mais precisa, nos mais humildes que residem no Assentamento Gato Preto e no Grilo”, disse. Jonas Rodrigo trabalha em uma propriedade rural na região. Segundo ele a via é muito utilizada para escoamento da produção de toda região. “Todo mundo passa por aqui. O trabalho está nota dez. A prefeitura está olhando a dificuldade dos produtores e resolvendo problemas”, frisou.

Ex-prefeito de Alto Taquari, Maurício de Sá possui uma propriedade na região do Chapadão cercada pela Serra Preta. Segundo ele, o trabalho de recuperação é importante não só para os produtores, mas para todos que transitam pela região. “É um trecho de 400km que dificulta o trânsito. O prefeito Gustavo Melo veio verificar de perto a situação. Vai facilitar a chegada dos insumos. É mais uma via para facilitar o escoamento da produção e a chegada de insumos”, observa ele.

O vice-prefeito Freud Fraga ressaltou que o trabalho em execução mostra que a prefeitura olha para os produtores da região com responsabilidade e respeito. “Mostra o reconhecimento da prefeitura. Sabemos da importância deste acesso. É necessário sempre dar atenção a quem produz”, aponta.

O prefeito Gustavo Melo reforçou a parceria com os produtores para dar celeridade ao trabalho de manutenção e cascalhamento. “Vai facilitar o tráfego para os produtores da região. O papel da prefeitura é esse: está presente em todas as regiões. Estamos levando investimentos a quem mais precisa. Ouvimos relatos de produtores que nos disseram que esse trabalho nunca havia sido feito nesta região. Para nós motivo de orgulho. Continuaremos trabalhando com responsabilidade e planejamento”, finalizou o prefeito.