Prefeitura de Alto Araguaia promove Dia D de prevenção à saúde bucal neste sábado (26)

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Os araguaienses terão oportunidade para realizar avaliações preventivas em relação à saúde da boca. Com atendimento em todas Unidades Básicas de Saúde (SMS), a Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, 26, o Dia D da Saúde Bucal com consultas, orientações, avaliações e entrega de kit de higiene bucal.

Durante a ação, será realizado avaliação de câncer bucal, de distúrbios articulares e mandibulares e avaliação odontológica. Podem participar toda população, sem distinção de idade.

Os atendimentos acontecem das 8h às 16h sem intervalo para o almoço. A população atendida pela unidade Gair de Barros, no Bairro Gabiroba, serão atendidas na unidade Celso Siqueira, no Centro.

Com alta incidência de câncer de boca na população brasileira, o secretário de Saúde, Cleomar Vilela, reforça a importância dos cuidados preventivos. “É uma patologia que infelizmente está presente e pode ser evitada com ações diárias de cuidados além de avaliações com os profissionais odontológicos. O município oferece gratuitamente estes serviços e ação objetiva intensificar”, afirma.

Além da consulta ao dentista, a prevenção também é possível com hábitos saudáveis, que incluem evitar o uso de cigarros e cachimbos, uso excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção e uso de próteses desajustadas. Manter boa higienização da boca, escovando os dentes pelo menos quatro vezes ao dia, de preferência após as refeições é importante para manter uma boa saúde bucal.

CÂNCER DE BOCA – A doença pode afetar várias estruturas anatômicas, como lábios, gengivas, bochechas, língua, região embaixo da língua, além do céu da boca. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência de câncer para cada triênio (2020-2022) será de 15.190 casos.

Entre os principais sintomas, o aparecimento de feridas na boca não dolorosas que não cicatrizam em 15 dias. Mancha esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios, na mucosa bucal também são sintomas. Já dificuldade para falar, engolir, mastigar, dor ou presença de caroço no pescoço são sinais avançados da doença.