Prefeitura de Alto Araguaia institui conselhos de Cultura e Turismo

Prefeitura de Alto Araguaia institui conselhos de Cultura e Turismo
Alto Araguaia, MT A destinação de resíduos sólidos nunca mais será a mesma. Isso porque uma série de discussões está sendo desencadeada em vários municípios do País visando promover uma política de enfrentamento dos problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do seu manejo inadequado. E o município de Alto Araguaia (415 km ao Sul de Cuiabá) deu mais um importante passo nas discussões acerca do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e um plano intermunicipal, que está sendo discutido em parceria com o Governo do Estado, e será desenvolvido numa parceria com os municípios de Alto Garças e Alto Taquari. [caption id="attachment_20542" align="alignleft" width="326"]Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Maia Neto Reunião aconteceu no gabinete do prefeito Maia Neto[/caption] Um encontro na manhã desta quinta-feira (09/05) reuniu o prefeito Maia Neto (PR), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo, e os coordenadores do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), Clodomiro Valério e Luiz Carlos de Souza e as engenheiras sanitaristas da Secretaria Adjunta de Saneamento do Governo de Mato Grosso, Dirce Campos Mesquita e Rosylene Aparecida Maraes Pinto. A proposta foi tratar do PGIRS bem como repassar informações gerais sobre o município. A destinação adequada dos resíduos sólidos em Alto Araguaia é uma das preocupações ambientais da administração municipal. O prefeito Maia Neto (PR) já participou de encontros com os prefeitos de Alto Taquari, Maurício Joel de Sá (DEM) e de Alto Garças, Júnior Pitucha. A idéia é de implantar um aterro sanitário por meio de gestão intermunicipal. Aliado ao que prevê a Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos o município de Alto Araguaia promove as discussões necessárias com vistas à elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos. O objetivo é se adequar as exigências da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Para atender os municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari e Alto Garças será criado um consórcio para a realização da gestão, manutenção e captação de recursos visando a correta destinação e manejo dos resíduos sólidos na região. O objetivo dos municípios é adequar-se às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Viemos primeiro conservar sobre a elaboração do plano e aproveitamos a ocasião para também visitar o lixão para averiguarmos as condições”, destacou Dirce Campos Mesquita, engenheira sanitarista da Secretaria Adjunta de Saneamento do Governo do Estado. Além de Alto Araguaia, ocorreram visitas em Alto Taquari e Alto Garças. “As discussões se encaminharam para que seja feito em sistema de consórcio envolvendo Alto Araguaia, Alto Taquari e Alto Garças. Somente com o plano e a correta destinação dos recursos sólidos é que o Poder Público poderá ter acesso aos recursos e financiamentos federais de crédito. É uma reunião importante para que as discussões sejam implementadas e a ação beneficie os três municípios”, disse o prefeito Maia Neto (PR).