Por Assecom/AIA - Adriana Moraes
Reprodução Internet
Com o objetivo em proporcionar mais qualidade no serviço oferecido na rede de saúde de Alto Araguaia (MT), a Prefeitura Municipal realiza a informatização dos serviços no município. Por meio da Atenção Básica e Central de Regulação, a integração permitirá acompanhar todo o processo de marcação e realização das consultas e exames que forem agendados através dos PSFs e Hospital Municipal. O sistema começa a ser implantado nesta semana com treinamento dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Todo o prontuário do paciente e informações de receitas e medicamentos serão armazenados em um sistema online, com acesso em tempo real pelos enfermeiros, médicos e agentes de saúde. Também é possível que os gestores tenham total conhecimento do andamento do processo, desde a triagem do paciente, tempo de atendimento do médico, encaminhamentos para exames dentro e fora do município. A inovação objetiva melhorar o atendimento ao cidadão na rede de saúde do município.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Moises Borges Resende, a instalação deste programa é uma meta do prefeito Gustavo Melo em estruturar com modernidade e logística o sistema da saúde. “Esta inovação é uma informatização do atendimento de toda atenção básica e hospitalar do município. Este avanço irá interligar toda a rede de saúde municipal como atendimento médico, procedimento de enfermagem, exames laboratoriais e controle de medicamento”, pontua o secretário.
Nesta etapa final de implantação do sistema, o secretário orienta a população e pede a compreensão para a regularização dos serviços. “Pedimos que os moradores tenham paciência, caso haja um atraso no atendimento. Logo a fase de adaptação termina e o serviço trará diversos benefícios. Pedimos ainda que todos que passarem por consultas nos PSFs, levem os documentos pessoais e cartão dos SUS”, finaliza Moises.
Alto Araguaia conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) em plena funcionalidade, sendo cinco na zona urbana e uma na zona rural. Todos os postos de atendimento são dispostos de médico, enfermeiros, técnicos, dentistas, auxiliares, agentes comunitários e recepcionistas, conforme determinação do Ministério da Saúde.