Prefeitura de Alto Araguaia implanta placas em escolas com biografia de homenageados

Plantio de mudas para desenvolvimento dos projetos Cidade Verde e Florida e Adote uma Árvore é feito diariamente Alto Araguaia, MT – O desenvolvimento dos projetos ambientais Adote uma Árvore e Cidade Verde e Florida completou 30 dias e chegou à de 1,1 mil árvores plantadas. A marca foi atingida na tarde desta segunda-feira (09/11) graças ao envolvimento de alunos do Programa Aprendiz Legal, desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e conta com parceria da prefeitura e de empresas privadas. O Programa é desenvolvido em Alto Araguaia há um ano e um mês. As atividades também focam ações voltadas ao meio ambiente. Cerca de 30 mudas de espécies nativas do cerrado e frutíferas foram plantadas pelos alunos no pátio da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Regional de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). [caption id="attachment_25411" align="alignleft" width="319"]DSC04367 Plantios prosseguem em Alto Araguaia. Meta é se chegar a 5 mil mudas[/caption] Os projetos Adote uma Árvore e Cidade Verde e Florida são fruto de parcerias firmadas entre Prefeitura local, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) com o Ministério Público, Poder Judiciário e Rotary Club. O compromisso da Secretaria de Meio Ambiente é de promover o plantio diário de 20 mudas em locais estratégicos. O objetivo com o plantio das mudas é tornar Alto Araguaia uma cidade mais verde, florida e sombreada para ofertar uma melhor qualidade de vida aos moradores e contribuir com as condições ambientais. Além do plantio, também é feito um acompanhamento das mudas. Em caso de mortandade da planta, é feita a substituição. Entre as mudas plantadas estão espécies nativas do cerrado mato-grossense, como ipês amarelo, roxo e rosa e outras espécies de médio porte. Entre frutíferas, destaque para cajú, tamarindo e goiaba. O plantio foi iniciado no dia 07 de novembro e deve se prolongar até final de fevereiro. O objetivo é de aproveitar o período chuvoso na região, o contribui com o desenvolvimento das mudas. O plantio tem envolvido alunos de todas as idades da rede municipal e estadual de ensino, associação de moradores e agora alunos do Programa Aprendiz Legal. “Esse projeto de responsabilidade e consciência ambiental partiu dos próprios aprendizes a partir de um módulo básico que tivemos do arco ocupacional administrativo”, destacou a instrutora do CIEE em Alto Araguaia, Dalila Garcia. Antes do plantio, o técnico ambiental Nelsoney da Costa Marques, faz uma rápida palestra abordando a importância das árvores para o ser humano, bem como explica quais são as espécies adequadas para o plantio em determinadas áreas. O objetivo é evitar árvores com sistema radicular agressivo, que podem danificar calçadas, o pavimento asfáltico e até mesmo a rede de esgoto. “Nosso trabalho, além de ações voltadas ao meio ambiente, é de também levar informação”, resumiu Nelsoney. “É mais uma etapa do plantio. Os projetos têm plantios contínuos. Nossa meta é de plantar, no mínimo, 20 árvores por dia até fevereiro de 2014”, disse Jéfferson Luiz Berigo, acrescentando que essa é uma determinação do prefeito Maia Neto (PR). Até final de fevereiro devem ser plantadas cerca de 5 mil mudas na área urbana e também em áreas degradas, visando sua recuperação. A cidade de Alto Araguaia possui várias áreas verdes. Mas o principal local de visitação dos moradores para turismo, práticas de esportes e lazer é o Parque Ecológico Atanael Farias da Costa, no Bairro Boiadeiro. O local é bem arborizado e conta com pistas de caminhadas.