Por Marcos Cardial | Assecom AIA
Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e incentivo aos pequenos produtores, 10 agricultores familiares do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foram contemplados com os cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (FUNDAAF) – Inclusão Rural. A entrega aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Jacson Niedermeier (União Brasil), da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Virgínia Machado, e dos servidores do escritório local da Empaer, Fernanda Rodrigues e Jardel Fraga.
O FUNDAAF é uma política pública estadual voltada ao fortalecimento da agricultura familiar, ao apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e ao incremento da renda no campo, por meio de investimentos diretos em pequenas propriedades.
Durante a entrega, o prefeito Jacson Niedermeier destacou a importância do programa para o município. “É um programa de fomento do Governo do Estado. Temos que agradecer o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, que viabilizaram esse projeto, junto à Secretaria de Estado da Agricultura e à Empaer, para beneficiar os agricultores familiares. É muito gratificante para nós, enquanto gestão, ver essa diversidade de atividades agrícolas. Podem contar conosco, e que esses recursos possam ser o diferencial produtivo que faltava para muitos de vocês, produtores”, disse o prefeito.
Os 10 produtores beneficiados com a entrega dos cartões são de três regiões distintas do município: Cinturão Verde, Assentamento Gato Preto, Região do Posto 30 e Assentamento Córrego Rico. Cada um deles recebeu um cartão com R$ 6 mil. O FUNDAAF é considerado um dos programas mais importantes de incentivo à agricultura familiar em Mato Grosso. Com o cartão, os produtores poderão investir em insumos, ferramentas, pequenas estruturas e outros itens fundamentais para elevar a qualidade e a produtividade no campo.
A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente destacou a importância da ação e o impacto direto que ela traz para a economia rural. “Temos que agradecer ao prefeito Jacson, a toda equipe da Empaer, ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e à secretária de Agricultura de Mato Grosso, Andreia Fujioka, por todo apoio à agricultura familiar”, afirmou.
Uma das beneficiárias do programa, Shirlene Ferreira, destacou a importância do benefício. “Vai me ajudar a iniciar o cultivo do maracujá. Vou comprar os materiais”, citou. Alcilene Barbosa, que tem uma propriedade no Cinturão Verde, também já sabe onde vai aplicar os recursos. “Chegou em uma boa hora. Vamos aproveitar muito. Vou implantar minha estufa para produzir. A gente só tem a agradecer”, frisou.