Prefeitura de Alto Araguaia anuncia investimentos em bueiros e reforma de ponte na zona rural

Ponte de madeira sobre Córrego do Encalho, na MU-14, apresenta problemas e será reformada pela prefeitura

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) abriu na última semana três licitações na modalidade Tomada de Preços com objetivo de promover investimentos para melhorar a infraestrutura na zona rural e ampliar a segurança para o modal de transporte rodoviário. O planejamento inclui a construção de um bueiro para canalização do Córrego do Macaco, a substituição da ponte de madeira do Córrego São José por bueiro e a reforma da ponte sobre o Córrego da Encalho.

Os investimentos tem como finalidade resolver problemas que prejudicam a infraestrutura em estradas na zona rural e ao mesmo tempo economizar recursos públicos.

A canalização do Córrego do Macaco é um sonho antigo dos produtores rurais da região do Ariranha. A obra é reivindicada há cerca de 30 anos. O pequeno curso d’água ‘corta’ da MU-10 e em muitas situações inviabiliza o transporte de gado na localidade e prejudica a chegada de insumos.

Outro investimento é a substituição da ponte de madeira sobre o Córrego São José, na MU-08, por uma estrutura canalizada. A atual estrutura é antiga e apresenta problemas por não suportar a passagem de caminhões carregados, bem como dificulta o transporte escolar na região. “A substituição de estruturas de madeira por bueiro, além de ser ecologicamente correto, pois evita o uso de madeira, que está cada vez mais difícil de ser encontrada, proporciona maior durabilidade e economia aos cofres públicos”, destacou o prefeito Gustavo Melo (PSB).

REFORMA DE PONTE REGIÃO BAÚS - Além da construção de dois bueiros para melhorar a logística na zona rural, a Prefeitura anunciou que vai reformar a ponte de madeira sobre Córrego do Encalho, na MU-14, no km 23, da região conhecida como Baús. A estrutura apresenta problemas estruturais por conta do tráfego de veículos de carga. A região abriga grande rebanho bovino. O investimento vem de encontro com a necessidade de produtores da região. A previsão inicial é que sejam investidos R$ 73.373,57 na execução da obra.

As três licitações estão previstas para acontecer dia 06 de março, às 14h (horário de Brasília), na Prefeitura, na Avenida Carlos Hugueney, no centro de Alto Araguaia.