Prefeitura de Alto Araguaia antecipa pagamento da folha de dezembro

Prefeitura de Alto Araguaia antecipa pagamento da folha de dezembro
Alto Araguaia, MT - Uma equipe técnica da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso está em Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) desde o início da manhã desta sexta-feira (20) visando os locais afetados pelo excesso de chuvas registrado no domingo (15). Moradores locais afirmaram que há mais de 30 anos não presenciaram uma chuva como a do último final de semana. O prefeito Maia Neto (PR) decretou situação de emergência. O trabalho inicial junto às áreas mais atingidas pela chuva foi feita ainda no domingo e na segunda-feira por integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec. Fotos, filmagens e um relatório técnico descritivo com base em informações obtidas junto aos moradores e visitas in-loca foram entregues aos integrantes da equipe técnica da Defesa Civil. [caption id="attachment_25437" align="alignleft" width="319"]DSC04772 Roteiro de visitas começou pela Rua Rui Barbosa e se estendeu por várias áreas afetadas pelas fortes chuvas de domingo[/caption] Durante a visita em Alto Araguaia, os técnicos percorreram os locais atingidos, verificaram áreas de maior vulnerabilidade que sofreram com enchentes, enxurradas e inundações, bem como visitaram ruas e outros locais danificados pela força da enxurrada. Pontos comerciais na Avenida Carlos Hugueney invadidos pela água também foram visitados pelos técnicos da Defesa Civil e pelo Comdec local. Em todos os pontos foram tiradas as coordenadas geográficas, colhidos dados do local, dos danos bem como nome do bairro, de ruas e número de imóveis atingidos. “Nosso primeiro papel, ainda no domingo, foi visitar os locais tomados pela força da água devido a forte enxurrada. Fizemos uma espécie de mapeamento e retornamos na segunda-feira para ter uma dimensão do estrago causado pelas chuvas. Visitamos várias residências e ouvimos os moradores afetados visando uma inspeção e avaliação. Com as informações em mãos, o prefeito Maia Neto decretou, imediatamente, situação de emergência. Hoje [sexta-feira] estamos recebendo a visita de técnicos da Defesa Civil”, disse o chefe de gabinete e coordenador do Comdec de Alto Araguaia, José Fabiano Dias de Souza. O prefeito Maia Neto também visitou locais afetados pela chuva. O gestor ficou impressionado com a quantidade de chuva que atingiu o município no domingo e com os estragos provocados pela enxurrada. “Tivemos casas invadidas, prejuízos aos moradores, ruas com pavimento asfáltico danificado e ruas se pavimento que tiveram o tráfego comprometido com buracos de até dois metros de profundidade. Em alguns casos, os moradores ficaram impossibilitados de entrar em suas residências. Temos registros de casas que tiveram a estrutura danificada. Os danos foram grandes e decretamos situação de emergência. Vimos o Rio Araguaia e o Córrego Boiadeiro subirem como nunca visto em 30 anos”, destacou o prefeito. Os membros da Defesa Civil Benedito de Araújo, Fábio Júnior Porfírio e Luiz Gláucio Lemes da Silva vistoriaram vários pontos atingidos. As informações colhidas foram complementadas ao relatório elaborado pelo Comdec local. “Estamos fazendo um trabalho de avaliação com intuito de ajudar as pessoas e trazer a normalidade à cidade. As informações colhidas em Alto Araguaia estão sendo lançadas no sistema. Os danos foram muito significativos para as pessoas e também para a prefeitura. O prefeito está imbuído em resolver a situação de anormalidade em decorrência das chuvas. O dano provado pela chuva em Alto Araguaia é muito significativo”, ressaltou Benedito de Araújo, membro da Defesa Civil de Mato Grosso.