Prefeitura acompanha e auxilia produtor rural na colheita de amendoim

Colheita contou com apoio do Programa de Atendimento da Agricultura Familiar

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Prefeitura acompanha e auxilia produtor rural na colheita de amendoim

Mais um pequeno produtor rural foi beneficiado com o Programa de Atendimento a Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (Semapa). Através da iniciativa, o produtor Milton Rodrigues e família concluiu a colheita de amendoim na Chácara Água Limpa, localizada às margens da BR-364, na saída para Alto Taquari. Na sexta-feira (14), o prefeito Gustavo Melo e o secretário de Administração Manoelito Rezende estiveram na propriedade para acompanhar os trabalhos.

Segundo o produtor, o Programa de Atendimento a Agricultura Familiar foi importante em todo processo, incluindo a preparação do solo e a colheita. Foi a primeira experiência na família com o cultivo do amendoim. “Fizemos pesquisa a partir do ano passado e vimos que o amendoim se adaptava bem em solo arenoso. A partir daí começamos a pensar e efetuamos o plantio. Graças a Deus está tendo um resultado positivo. Toda vez que precisamos do maquinário fomos bem atendidos. Ajudou muito. Sem essa ajuda seria impossível iniciar o plantio”, explicou Seu Milton. “A avaliação é bem positiva. Estamos contentes com a produção. O apoio da prefeitura foi 100% e essencial para o nosso projeto dar certo”, frisou Reginaldo Anastácio, filho do Seu Milton.

Em visita à propriedade, o prefeito Gustavo Melo parabenizou a família pela iniciativa em apostar no cultivo no amendoim e citou que o Programa de Atendimento a Agricultura Familiar beneficiou cerca de 160 produtores em 2020 e o número no primeiro quadrimestre de 2021 supera 60 propriedades atendidas. “A prefeitura está trabalhando para fazer a diferença na vida do pequeno produtor. É um apoio que vem dando muito certo, inclusive sendo referência em Mato Grosso. Os produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura, fazer o cadastro e efetuar o agendamento. É a garantia que o trabalho será iniciado e concluído”, disse o prefeito.

Sobre a aposta em cultivar amendoim, Seu Milton não escondeu a satisfação com o resultado pós-colheita. “A gente está contente. Parece que na região quem quiser entrar nessa cultura vai se dar bem”, finalizou.