Prefeitos de Alto Araguaia, de Itiquira e Euca Energy discutem parceria para pavimentação da MT-299

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A futura instalação de uma fábrica de celulose no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) vai demandar de avanços na infraestrutura regional com foco na melhoria da logística. Esse assunto foi tema de reunião realizada no sábado entre o prefeito Gustavo Melo (PSB); vice-prefeito Freud Fraga (DEM); diretor institucional da Euca Energy, José Marcos de Andrade; prefeito de Itiquira Fabiano Dalla Vale (PP); secretário de Infraestrutura Elivaldo Rodrigues e o presidente da Câmara de Itiquira, Cido Roberto. O objetivo com o encontro foi discutir conjuntamente a execução de projetos e estreitar parcerias com objetivo viabilizar a pavimentação da MT-299, que liga os municípios de Alto Araguaia e Itiquira, num total de cerca de 100km.

Os dois municípios abrigam uma quantidade significativa de floresta de eucalipto. Pavimentada, a MT-299 será um estruturante corredor logístico na região, especialmente para o transporte de madeira de eucalipto para abastecer a futura fábrica de celulose, além de assegurar melhores condições para o escoamento da produção pecuária, de grãos e dar melhores condições para o transporte de insumos. Por telefone, o CEO da Euca Energy, Gilberto Goellner, se mostrou entusiasmado com a proposta de parceria entre os dois municípios, conforme publicou em suas redes sociais o prefeito Gustavo Melo. A temática também será levada a conhecimento do governador Mauro Mendes (DEM).

Produtores rurais da região manifestaram desejo de promover parcerias de pavimentação de rodovias como por exemplo a MT-299 e MT-462, esta última na região do Paraíso. Com este objetivo também foi criada a Araguaia Logística com objetivo de promover parcerias e firmar convênios para execução de obras estruturantes na região.

Ainda durante a reunião, os participantes assistiram a um vídeo institucional do município de Alto Araguaia focado nas potencialidades turísticas, econômicas, de logística e setores como saúde, educação e infraestrutura. “Foi uma conversa muito produtiva. Seguiremos com as discussões que vejo como necessárias. Agradeço a diretoria da Euca Energy por sempre debater os assuntos inerentes a toda região. Esse investimento é uma questão que impacta em toda região e todos os municípios devem ser beneficiados de alguma forma. Fico cada dia mais otimista para que Alto Araguaia se transforme na cidade florestal de Mato Grosso e que oportunize emprego, desenvolvimento e renda”, disse o prefeito.