Prefeito vistoria obras de construção de ponte de concreto sobre o Rio Araguainha, na MU-45

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB), acompanhado do secretário de Obra e Infraestrutura, Milton Lima e do vereador Vanderlei Luiz Marques, esteve esse final de semana acompanhamento o lançamento da superestrutura para construção de uma ponte mista (concreto e aço) sobre o Rio Araguainha, na MU-45, zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A obra, que deve ser inaugurada nos próximos dias, está 90% concluída.

O lançamento das vigas de aço, duas no total com 24 metros de extensão cada uma, foram lançadas na sexta-feira (27) e no sábado (28). Para colocação dessa superestrutura foram necessários dois guindastes. Foi a terceira etapa da construção da ponte. A primeira etapa consistiu no desmanche da ponte de madeira construída em 1951, segundo relatos de moradores da região. A segunda fase foi a concretagem dos pistares nas duas extremidades do rio. Durante a semana será feita concretagem das lajes. A inauguração e a travessia dos primeiros veículos devem ocorrer em 20 dias, segundo previsão da construtora responsável pela obra.

A construção da ponte está sendo possível por meio de parceria público privada, as chamadas PPP’s, entre prefeitura e produtores rurais da localidade. Assim que concluída, a ponte terá 36 metros de extensão com cerca de 4,5 metros de largura e vai garantir mais segurança e agilizar o escoamento da produção. O investimento é um avanço significativo na infraestrutura da região que abriga grande rebanho bovino e tem tudo para se transformar na nova fronteira agrícola do município devido as terras férteis e propícia para o plantio de grãos.

Durante a visita, o prefeito conversou com produtores da localidade que aguardam ansiosos pela conclusão da obra. Segundo o gestor, é um avanço significativo na infraestrutura rural. “Entramos na fase final da obra, uma parceria da prefeitura com os produtores rurais da região. É um anseio da região. Tínhamos uma estrutura de madeira que rotineiramente apresentava problemas, além de apresentar risco. Essa nova estrutura vai melhorar a segurança, encurtar distâncias, facilitar o escoamento da produção e a chegada de insumos. Quero agradecer e reforçar a parceria com os produtores para o avanço na infraestrutura”, disse o prefeito.

“É motivo de alegria para gente. Foi uma discussão iniciada em 2017, quando assumimos uma cadeira no Legislativo. Juntamente com o prefeito, estivemos reunidos com fazendeiros da região e foi discutida a construção de uma estrutura para resolver o problema. Os trabalhos estão em fase de conclusão. Quero parabenizar o prefeito Gustavo Melo, o secretário Milton Lima e os produtores da região. É mais garantia de escoamento da produção. Vai facilitar e muito. Todos têm a ganhar”, ressaltou o vereador Vanderlei Marques, vice-presidente da Câmara.