Prefeito, vereadores e secretário de agricultura participaram de encontro que abordou programa inédito em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Cerca de 30 produtores rurais do Assentamento Córrego Rico participaram na manhã desta terça-feira (18) de uma reunião de apresentação do Programa Municipal de Atendimento à Agricultura Familiar. O encontro foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) e marcou o encerramento das reuniões com os produtores. O prefeito Gustavo Melo (PSB), os vereadores Vanderlei Luiz Marques, André Leal e Marilzan Nunes da Costa participaram do bate-papo na sede da Associação Topázio.

Essa foi a terceira reunião. As duas primeiras aconteceram no Distrito do Buriti e no Projeto de Assentamento Gato Preto.

O terceiro encontro também foi conduzido pelo secretário de Agricultura, João Dias. Ele explicou sobre o processo de adesão ao programa, o perfil dos produtores a serem beneficiados e a contrapartida de cada um. “O programa é inédito em Alto Araguaia. O objetivo do encontro é levar esclarecimento aos produtores sobre o funcionamento do mesmo. Aproveitamos para tirar dúvidas e colocar a secretaria a disposição do produtor com apoio e consultoria técnica”, disse João Dias. Durante a conversa, também foram feitas orientações aos produtores sobre o PRONAF, SENAF e SIM.

O Programa de Atendimento à Agricultura Familiar será desenvolvido em diferentes regiões rurais. Cada localidade contará com tratores e conjuntos de grades aradoras, grades niveladoras, carretas, plantadeiras, roçadeiras e distribuidor de calcário. Os equipamentos foram assegurados por meio de gestão do prefeito Gustavo Melo (PSB). O investimento total foi de R$ 670.312,00 por meio de Ministério da Agricultura, emenda do senador José Medeiros (PODE) e contrapartida do município no valor de R$ 141.628,33 em recursos próprios.

O prefeito Gustavo Melo ressaltou a importância do programa visando a redução de custos de produção para o pequeno produtor e abordou ações empreendidas pela prefeitura na região. “Peço que os produtores façam a adesão ao programa. É só procurar a Secretaria de Agricultura. Nossa administração tem trabalhado pelo pequeno produtor como nunca feito antes em Alto Araguaia. Recuperamos todas as estradas da região e ainda beneficiamos a localidade com o Programa Minha Estrada Sem Porteira, que está instalando mata-burro em estradas vicinais rota do transporte escolar. Estamos retirando colchetes e porteiras para instalar mata-burro. Estamos levando avanços para zona rural pensando sempre no homem do campo”, afirmou o prefeito.