Prefeito Gustavo Melo vistoria situação de estradas e pontes na zona rural

Na região da Colônia do Ariranha, as fortes chuvas de quinta-feira danificaram a MU-10, a mais extensa estrada municipal de Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Prefeito Gustavo Melo vistoria situação de estradas e pontes na zona rural

O prefeito Gustavo Melo (PSB) percorreu, no final de semana, cerca de 599 quilômetros de estradas da zona rural de Alto Araguaia. O objetivo com a incursão foi verificar a situação de estradas e pontes, principalmente devido as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Conforme o gestor, o mapeamento in-loco é fundamental para o desenvolvimento de ações visando uma resposta ágil e eficiente aos produtores, que dependem dessas vias para escoamento da produção, acesso às propriedades e assegurar a chegada de insumos.

O diagnóstico da situação das vias começou no sábado (23) pela MT-465, MU’s-66, 10, 661 e 60, nas regiões do Rio do Peixe e Colônia do Ariranha. No domingo (24), a incursão começou pela MT-299, que liga Alto Araguaia a Itiquira, seguiu pela outra extremidade da MU-10, passou MU-68 nas regiões do Ariranha e Gato Preto, e terminou pela MT-481.

Por onde passou, o prefeito conversou com produtores. Segundo eles, a dificuldade de trafegabilidade, especialmente na Região da Colônia do Ariranha, se agravou na sexta-feira, quando uma forte chuva atingiu a região. A estimativa, segundo produtores, é que tenha chovido cerca de 80mm em poucas horas.

Além de verificar a situação das vias rurais, o prefeito também vistoriou obras como a reforma da ponte sobre o Córrego da Água Amarelo, na MT-465, na região do Rio do Peixe. A obra foi concluída e a passagem liberada. O trabalho a partir desta semana será direcionado para a ponte sobre o Córrego Três Barras, na mesma localidade. O gestor também esteve na ponte sobre o Córrego da Piraputanga, interditada há uma semana. A estrutura de madeira sofreu avaria na cabeceira devido as fortes chuvas que romperam o aterro. A previsão é que a reforma da ponte seja iniciada ainda essa semana.

“Uma das características do meu governo é conhecer realidades de perto, in-loco. Percorri todas essas regiões ligadas por estradas estruturantes e importantes para produção agrícola e pecuária. Vistoriamos a condição de estradas e pontes. As intensas e fortes chuvas dos últimos dias causaram muitos prejuízos. Agora, cabe a nós como gestor tomar as medidas necessárias para promover os reparos e devolver as ideais condições de trafegabilidade”, citou o prefeito.

As primeiras tomadas de decisões aconteceram ainda na manhã desta segunda-feira (25). Homens e máquinas foram deslocados às localidades para execução dos reparos nos pontos mais críticos para devolver as ideais condições de trafegabilidade na região.