Por Marcos Cardial | Assecom AIA
O prefeito Gustavo Melo (PSB) entregou na manhã deste sábado (7) cerca de 25 títulos definitivos de propriedade a moradores do Distrito do Buriti, localizado na zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva Bento Adão da Silva e contou com a participação dos vereadores André Leal, Henrique Pyter, secretários Priscila Dourado (primeira-dama e Assistência Social), Manoelito Rezende (Administração) e João Dias (Agricultura, Pecuária), Abastecimento e Meio Ambiente), além dos servidores Itamar Carvalho e Ana Maria. Ao todo, 74 moradores da localidade receberão os documentos de propriedade dos imóveis.
A ação faz parte do trabalho encampado pelo prefeito Gustavo Melo junto ao Governo de Mato Grosso focado na regularização fundiária urbana e rural. O gestor agradeceu o empenho do governador Mauro Mendes e do presidente do Intermart, Francisco Serafim de Barros, por desburocratizarem o acesso à regularização fundiária e realizar sonhos de moradores do município de Alto Araguaia.
Foi o segundo ato de entrega para beneficiar os moradores do Distrito do Buriti. O primeiro deles aconteceu em 11 de novembro na AABB em cerimônia com a presença do governador Mauro Mendes e comitiva de autoridades do Estado.
“É uma ação muito importante para moradores do Distrito do Buriti. Colocamos fim a uma espera de muitos anos. Estamos fazendo justiça social. Quero agradecer o governador Mauro Mendes, o presidente do Intermat Francisco Serafim, o deputado Max Russi e a Câmara de Vereadores. É uma ação que corrige um problema histórico e que traz dignidade aos moradores contemplados por essa ação”, citou o prefeito.
Os moradores que aguardavam a titulação dos imóveis há cerca de 40 anos viram a espera de décadas chegar ao fim. Osmar Maciel de Almeida foi o primeiro a receber o documento na manhã de sábado das mãos do prefeito Gustavo Melo. O morador faz planos a partir de agora com o documento em mãos. “Posso dizer que é meu. Só quero agradecer o prefeito. O projeto é ampliar o imóvel”, disse. Outro contemplado, Moisés Juvêncio da Silva ressaltou que foram muitos anos de espera. “Dou graças a Deus. Só tenho a dizer muito obrigado. A espera de muitos anos chegou a fim”, resumiu o morador. Dona Maria Rodrigues dos Santos foi outra contemplada com a documentação. “É muita alegria. Só tenho a agradecer a todos. Faz muitos anos que estávamos esperando”, frisa.
Para o vereador André Leal, a entrega dos documentos vai fazer uma diferença na vida dessas pessoas. “Quero agradecer o empenho do prefeito Gustavo Melo, o governo de Mato Grosso, o Intermat e a Câmara de Vereadores. Fomos várias vezes a Cuiabá fazer gestão para finalizar a regularização fundiária do Distrito do Buriti. A documentação já registrada em cartório vai valorizar os terrenos e imóveis. Serão muitos benefícios”, frisou.
Também presente na cerimônia, o vereador Henrique Pyter classificou o ato com uma importante ação. “Com o documento em mãos todos poderão dizer que o imóvel é deles. Uma parceria importante que resulta em benefícios para os moradores do Distrito do Buriti. É parceria de resultado em prol os moradores. Parabéns a todos por esta importante iniciativa”, ressaltou edil.
O secretário de Administração, Manoelito Rezende, explicou que os moradores que não retiraram a documentação devem procurar a secretaria. “Nem todos os contemplados retiraram os títulos. Esses devem procurar a Secretaria de Administração. A política pública de regularização fundiária empreendida pelo prefeito Gustavo Melo está transformando anos de espera e sonhos realizados”, finalizou.