Prefeito Gustavo Melo recebe visita do presidente do TCE-MT e reforça participação no projeto “TCE em Movimento”

Encontro aconteceu no início da tarde desta quarta-feira

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Foto: Marcos Cardial

O prefeito Gustavo Melo (PSB) recebeu nesta quarta-feira (17.jan.2024) a visita do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo. O ato também contou com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin. Durante o encontro, chefe do Executivo de Alto Araguaia confirmou que vai participar, nesta quinta-feira (18) do Projeto TCE em Movimento, que será realizado em Araguainha.

O evento será realizado no Espaço de Eventos Praia, a partir das às 09h, e contará com a participação de prefeitos, vereadores, gestores e sociedade civil organizada dos municípios de Araguainha, Alto Garças, Alto Araguaia, Ribeirãozinho, Torixoréu e Ponte Branca. Também está confirmada a presença de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da AMM, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e do Sebrae para discutir soluções para o desenvolvimento dos municípios.

Durante a visita, o prefeito Gustavo Melo agradeceu o presidente pelo importante serviço que o Tribunal de Contas vem prestando aos gestores da Administração Pública, por meio de orientações e consultas. O chefe do Executivo lembrou o apoio do órgão quando em 2017 o município enfrentou queda de arrecadação do ICMS em 41,42% o que fez a folha de pagamento saltar para 74% do orçamento. Foi através de consultoria do TCE que o município superou a dificuldade fiscal.

"O Tribunal de Contas é um órgão de controle externo parceiro e de orientação dos gestores públicos. A presença do TCE em Alto Araguaia é muito importante. Somos testemunhas do quanto o órgão é parceiro. Em 2017, com apoio do conselheiro Valter Albano, toda equipe do Tribunal esteve na prefeitura auxiliando nas contas do município e hoje estamos recebendo a sua visita, o que nos deixa extremamente felizes”, disse o prefeito.

O presidente do TCE-MT elogiou o município e reforçou o órgão em atuar para reduzir as desigualdades entre os municípios. “Quero cumprimentar a toda população de Alto Araguaia. Estive aqui em outras oportunidades e voltando agora. Parabéns. A cidade está mais bonita, está com características de crescimento e de desenvolvimento. O progresso está vindo para cá e a gente torce para isso. Fico muito feliz em ouvir o senhor falar do papel do Tribunal de Contas que já auxiliou essa Prefeitura. O papel do TCE é exatamente orientar”, citou.

Também estiveram na reunião os secretários municipais Priscila Dourado (primeira dama e Assistência Social); Manoelito Rezende (Administração); Welton Vilela (Finanças e Planejamento); Felipe Casaril (chefe de Gabinete); o servidor público Maximilian Gonsalez (analista administrativo); equipe técnica do TCE; Valdina Fraga (técnica da AMM) e outros servidores da entidade.