Prefeito Gustavo Melo anuncia João Dias como Secretário de Agricultura em Alto Araguaia

Secretário João Dias junto com o prefeito Gustavo Melo.

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) anunciou, na manhã desta segunda-feira (5), o ex-presidente do Sindicato Rural Patronal João Dias de Freitas como secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Ele tem 49 anos e é natural de Cassilândia (MS).

A Secretaria de Agricultura, até então comandada pelo secretário Manoelito dos Dias de Rezende Neto, será desmembrada da Secretaria de Administração. A transição entre os dois já começou. João Dias ressaltou que está preparado para o novo desafio.

“Espero corresponder com transparência e muito trabalho. Estarei com os olhos voltados para o pequeno produtor que carece de apoio. Vamos atuar na elaboração de projetos, programas e propor parcerias para manutenção do homem no campo, oferecendo as condições ideais para produzir e incrementar a renda, primando por produzir de maneira sustentável e com responsabilidade social”, disse. “Podem esperar muito comprometimento, seriedade e humildade”, garantiu.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) desejou as boas-vindas ao novo secretário em apresentação oficial na tarde desta segunda-feira em rápida reunião no gabinete. “Quero desejar as boas-vindas ao nosso novo secretário. João Dias tem experiência e seu conhecimento vai contribuir muito com a nossa administração”, ressaltou o prefeito.

PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO - João Dias nasceu em 01 agosto de 1968. Mudou-se para Alto Araguaia em 1987. Foi fiscal de tributos na gestão do ex-prefeito Edson Brandão entre 1989 e 1991. Mudou-se para a cidade de Nishio-Shi, Estado de Aichi-ken, no Japão, no início do ano de 1991, onde permaneceu até final de 1993 atuando como metalúrgico. Retornou para o Brasil em 1994. Foi assessor do ex-deputado federal Homero Pereira até final de 1995. Retornou para o Japão onde residiu até 1998.

Depois de uma curta passagem por Cuiabá, mudou-se para Alto Araguaia em 1998. Na cidade investiu no ramo agropecuário. Inaugurou a loja de venda de produtos agropecuários, A Pecuarista. Exerceu ainda a atividade de pecuarista com propriedades em Alto Araguaia e em Alcinópolis (MS).

Ingressou no Sindicato Rural Patronal em 2009 como tesoureiro, cargo que ocupou por seis anos. Foi presidente da entidade entre 2015/2018 e atua como representante comercial da DSN Tortuga há 14 anos. É casado com Rose Mary Katsumi Akyama Dias e pai de dois filhos: Leonardo Richelli e Eduardo Hivehi.