Prefeito Gustavo Melo acompanha vistoria da MT-100 e detonação da Serra da Arnica

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB), acompanhado do secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral, e de vereadores de Alto Araguaia, participou, na sexta-feira (28), do ato de detonação de rochas da Serra da Arnica. A implosão estava no planejamento das obras de pavimentação dos 49,3 quilômetros da rodovia MT-100, interligando os municípios de Araguainha, Ponte Branca e Ribeirãozinho, na Região do Vale do Araguaia. O investimento do Governo de Mato Grosso no trecho da MT-100 é de R$ 55,6 milhões.

O acionamento do controle de detonação foi realizado pelo secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Nilton de Britto. Junto com o prefeito estiveram os vereadores Mariana de Souza (presidente do Legislativo), Marcos Nunes (primeiro-secretário da Casa), Luiz Carlos Machado Júnior, o Luizinho, Odair Ferruja e Clodoaldo Fernandes.

Para a implosão foram utilizadas 24 toneladas de explosivos. O procedimento foi necessário para atender as conformidades do projeto de engenharia, diminuído o percentual da inclinação vertical da serra para facilitar o tráfego de veículos na subida, especialmente de carga.

Para o prefeito de Alto Araguaia, com os investimentos que estão sendo feitos pelo governo de Mato Grosso, a região deixa de ser o vale dos esquecidos. "A retomada das obras na MT-100, que leva pavimentação da cidade de Alto Araguaia até Barra do Garças, mostra o compromisso do Governo de Mato Grosso com toda a Região de Araguaia. Isso significa progresso e desenvolvimento, além de melhorias na logística, pois toda essa produção, que gira em torno de 4 milhões de toneladas de grãos ao ano, poderá ser escoada com mais facilidade e vai baratear o custo do frete. Agradeço ao governador Mauro Mendes, ao secretário Marcelo Padeiro e todos da equipe por estar realizando este sonho”, disse

VISTORIA TÉCNICA - Antes de realizar a implosão da Serra da Arnica, a comitiva da Sinfra-MT, de engenheiros da empresa responsável pela execução das obras de pavimentação, prefeitos da região, vereadores e o secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral, percorreram vários trechos da MT-100 e realizaram paradas para verificar de perto a qualidade do serviço executado. Entre os locais visitados, a ponte de concreto sobre o Córrego Ribeirão Claro e o trecho em que estão em execução a aplicação do pavimento e a execução da terraplanagem.