Prefeito de Alto Araguaia destaca importância de estruturar o Consórcio Nascente do Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

As possibilidades de parcerias por meio de consórcio intermunicipal foram destacadas pelo prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo (PSB), em recente visita aos prefeitos de Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga e Tesouro. Desde que assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal Nascente do Araguaia, ele tem atuado pela regularização do órgão intermunicipal. Além do encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos, o processo de regularização inclui frequente contato com representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE); do Governo de Mato Grosso; da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Recentemente, o presidente do Consórcio esteve em Alto Garças, com o prefeito reeleito Claudinhei Singolano; em Alto Taquari, com a prefeita eleita Marilda Sperandio; em Guiratinga e em Tesouro, com os prefeitos eleitos Waldeci Barga Rosa e Isaac, respetivamente, colhendo assinaturas para atualização da ata da entidade. Em diálogo com os gestores, citou que os municípios serão os grandes beneficiados, pois através do Consórcio poderão desenvolver e otimizar ações em comum. Ele citou como exemplo, a recuperação de estradas rurais, o que para muitos prefeitos é um gargalo para o desenvolvimento regional, especialmente por dificultar o escoamento da produção e a chegada de insumos.

O Governo de Mato Grosso dá suporte ao Consórcio no processo de regularização, mas essa parceria deve ser ampliada, inclusive com a disponibilização de uma patrulha com maquinários e caminhões para atuar na recuperação de estradas não pavimentadas nos municípios integrantes e apoio na execução de obras de pavimentação em rodovias estaduais, por exemplo.

"Assumimos agora a presidência do Consórcio. Acredito que juntos, os municípios podem ser cada vez mais fortes. Muitas vezes, enquanto prefeito, não temos condições de executar algumas ações e o consórcio dará essa possibilidade. Será uma união entre os municípios no âmbito regional com objetivo de atuar na prestação de serviços públicos. O consórcio poderá assinar convênios, além da possibilidade de baratear custos para aquisição de combustível, por exemplo, entre outras ações", afirmou Gustavo Melo.

Gustavo Melo foi um dos prefeitos da região a engrossar críticas ao Consórcio, especialmente pela falta de apoio aos municípios nos últimos cinco anos. “Assumimos agora o consórcio, que esteve por anos parado. Desde o primeiro ano do meu mandato como prefeito, sempre foi inerte”, disse.