Prefeito assina convênios com o Estado para investimentos em infraestrutura em Alto Araguaia

Os convênios assinados vão melhorar as condições de logística, especial na zona rural com a substituição de pontes de madeira por aduelas

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) esteve em Cuiabá entre os dias 27 e 28 para assinatura de convênios com o Governo do Estado de Mato Grosso. Através de gestão, o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) será contemplado com investimentos na área da infraestrutura e lazer. Junto com o chefe do Executivo estava o secretário de Finanças e Planejamento, Welton Vilela.

Os primeiros convênios foram assinados na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) com o secretário Marcelo de Oliveira. Um deles prevê a substituição de 10 pontes de madeira por aduelas de concreto. O valor do investimento será de R$ 2.156.835.10, incluindo contrapartida não financeira da prefeitura. A ação vai beneficiar praticamente todas as regiões rurais do município.

“Com esse investimento vamos resolver gargalos que impactam na logística rural. Sem contar na economia, visto que as aduelas possuem uma vida útil muito maior que pontes de madeira que necessitam de reparos rotineiramente”, observou o prefeito.

O chefe do Executivo ressaltou, porém, que a Prefeitura corre contra o tempo para confeccionar mais projetos e protocolar outros 17 pedidos de aduelas de concreto.

Ainda na Sinfra, a Prefeitura de Alto Araguaia e Governo de Mato Grosso assinaram convênio de cooperação para instalação e prospecção de um novo aeroporto na cidade. O município já possui a área, que fica em uma propriedade às margens da BR-364 na saída para Alto Garças. Com a parceria serão empreendidas as próximas ações com foco no início da obra.

O prefeito Gustavo Melo também assinou conjuntamente com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o termo de cedência de uma patrol para recuperação de estradas. O equipamento, entregue no início de outubro através do Programa Mais MT, é uma indicação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual Max Russi. A chegada da máquina ao município está prevista para a próxima sexta-feira (05).

“Entrega importante para reforçar a manutenção e conservação de cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas rurais em nosso município”, disse o prefeito.

ESPORTE E SAÚDE

Ainda na quinta-feira, na Secretaria de Estado de Cultura, o prefeito assinou convênio para instalação de mais uma academia popular em Alto Araguaia. O investimento será de R$ 42 mil. O equipamento foi possível através de emenda do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL).

“Essa academia será instalada no Bairro Boiadeiro, na conhecida região da Voltinha. Quero agradecer o deputado Claudinei e registrar a atuação dos vereadores por terem conseguido essa emenda para Alto Araguaia”, citou.

AGENDA NA SEDUC

O prefeito Gustavo Melo aproveitou a ida a Cuiabá e esteve na Secretaria de Estado de Educação. O objetivo foi acompanhar o andamento de projetos de construção da nova Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek, de reformas das escolas estaduais Plena Carlos Hugueney e Onecídio Manoel de Rezende, no Distrito do Buriti, e Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues. O investimento nestas unidades será de cerca de R$ 8,2 milhões entre convênios com o Governo de Mato Grosso e recursos da Prefeitura.