Prefeito anuncia prorrogação da Campanha de IPTU, prorroga alvará e suspende corte de água por 60 dias

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) anunciou mais medidas para auxiliar os contribuintes do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. O chefe do executivo determinou a flexibilização de impostos municipais como IPTU, Alvará de Funcionamento e a proibição do corte de água. As medidas tem validade por um período de 60 dias. Até o momento, o município não registrou nenhum caso da doença, mas tomou uma série de ações de enfrentamento e combate ao vírus.

O chefe do Executo deixou claro que todas as estratégias vêm sendo implementadas de forma gradativa, pois o foco principal tem sido a prevenção. Entre as medidas, citou que a Campanha do IPTU Premiado, que seria lançada no mês de abril, foi adiada. Por enquanto ainda não foi definido um calendário para cobrança do imposto, um dos importantes mecanismos de receita do município. A cobrança dos alvarás de funcionamento 2020 também foram suspensas.

As medidas implementadas também impactam na atuação da Divisão de Água e Esgoto (DIVAES). Segundo anúncio, por um período de 60 dias está suspenso o corte no fornecimento de água dos usuários em inadimplência e prorrogado os vencimentos das contas dos consumidores.

“São fortes medidas para conter a crise social e econômica causada pelo novo coronavírus. Algumas extremas, mas necessárias neste momento. São decisões que vão auxiliar diretamente o bolso da população. É a maneira que encontramos para minimizar o impacto da crise no orçamento das famílias”, disse o prefeito.