Prazo para matriculas da rede municipal encerram nesta quinta-feira em Alto Araguaia

Por Ana Clara Souza (Estagiária) | Assecom

O prazo para realizar a matrícula na rede municipal de ensino de Alto Araguaia (MT), encerra nesta quinta-feira (31). O município conta com três unidades na zona urbana e quatro na zona rural com séries que variam do 1º ao 9º ano. Os pais ou responsáveis devem procurar as secretarias das escolas para efetivar a matrícula. No caso da zona rural, o processo é realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), anexo à prefeitura.

De acordo com a Semed, é necessário apresentar a certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, fator sanguíneo e cartão do SUS do aluno. É obrigatório apresentar também documentos pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de endereço dos pais ou responsáveis.

Caso o aluno ingresse por transferência, é preciso a declaração da escola anterior onde foi realizado os estudos. Se o mesmo for Portador de Necessidades Especiais (PNE) é imprescindível apresentar o laudo médico para que a unidade de ensino mantenha uma profissional tutora em sala.

Já os alunos que dependem do transporte escolar na zona rural devem ficar atentos ao recadastramento obrigatório do benefício que deve ser feito no ato da matricula ou então na própria secretaria de educação.

PREPARATIVOS - O início das aulas está marcado para o dia 11 de fevereiro. Na próxima sexta-feira (01), acontece as atribuições de aula em todas as unidades. Haverá ainda a classificação dos professores para então ficar definido a formação das turmas. Após esse processo caso ainda restarem vagas nas escolas terá uma nova abertura nas matriculas para que seja preenchido o quadro.

Antes de retornarem às salas de aula, os profissionais participarão da semana pedagógica durante os dias 4 e 8 de fevereiro. Neste período, irão discutir sobre “A inclusão das crianças na escola”. As palestras serão ministradas por Alessandra Peres, de Sinop, psicóloga e pedagoga com especialização em psicopedagogia e neurociência. A capacitação será realizada na Câmara Municipal de vereadores em dois turnos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.