Ponte de concreto no Rio Ariranha representa avanço logístico na região do Gato Preto e Colônia do Ariranha

Nova estrutura terá 56 metros de extensão e possibilitará qualificação da logística na localidade

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Os produtores rurais das regiões do Gato Preto e Colônia do Ariranha, zona rural do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), estão acompanhando de perto uma obra aguardada há anos. Está em andamento a construção da ponte de concreto sobre o Rio Ariranha, MT-481. Com 56 metros de extensão e investimento de R$ 4.751.942,86, a obra é executada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e visa melhorar o acesso às localidades, qualificar a logística, contribuindo com a economia e desenvolvimento regional.

Com obras iniciadas no final de 2022, a estrutura irá substituir a de madeira, que rotineiramente apresenta problemas estruturais e dificulta a retirada do rebanho bovino na localidade e a chegada de insumos. Os trabalhos, mesmo neste período de chuvas, não param e concentram na construção dos pilares da estrutura.

“Nosso município vive uma nova realidade com o governador Mauro Mendes. É uma administração que tem um olhar especial com os municípios”, disse o prefeito Gustavo Melo.

Na região estão diversos agricultores familiares. Bento Magnani mora na localidade há 23 anos. Ele disse que não acreditava que um dia iria ver a obra se transformar em realidade e acredita que vai proporcionar vários avanços. “Eu nunca acreditei que iria sair. Vai melhorar muita coisa. É um sonho que está se transformando em realidade. Para nós, que somos assentados e temos nossa terrinha, é um grande futuro”, citou.

Outro pequeno pecuarista na localidade, Marley Ferreira Dias mora na região há 30 anos e ressaltou que ver essa ponte em concreto é a realização de um pedido antigo e de um sonho de toda a região. “Vai ajudar muito os pecuaristas. Será muito importante para todos nós”, completou. Há 52 anos na localidade, Celso Pereira dos Santos, do Sítio Três Barras, destacou que a obra representa um salto no desenvolvimento para toda região. “Vendo uma obra hoje é uma coisa que vai ser bom para todo mundo. Agora está acontecendo. É bom demais e resolve um problema de todo mundo”, citou.

PARCERIA COM A PREFEITURA E PRODUTORES

O sonho da ponte de concreto sobre o Rio Ariranha, na MT-465, começou exatamente no dia 06 de junho de 2020. Na oportunidade o prefeito Gustavo Melo, em reunião com produtores na localidade, propôs uma parceria público privada (PPP) para execução do projeto de engenharia para construção da ponte de concreto. O apoio da classe produtora foi fundamental para o projeto ganhar celeridade e se transformar em realidade. A próxima etapa de parceria será entre a Prefeitura e o Governo de Mato Grosso, especialmente na chegada das vigas de concreto da ponte e no encabeçamento da estrutura. A exemplo do que ocorreu na MT-465, também no Rio Ariranha, a Prefeitura ficará responsável por essa etapa tão logo as obras de arte de engenharia sejam concluídas.