Plantio de ipês amarelo marca e intensifica ações de promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno em Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Ao marcar e intensificar as ações de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), nove mudas de ipês amarelo foram plantadas no Parque Municipal Atanael Farias da Costa. Através da Lei Estadual Nº 11.826/22, a árvore é considerada símbolo do aleitamento direto do peito.

A ação faz parte do trabalho e projetos desenvolvidos no município pelas Secretarias de Saúde (SMS) e Assistência Social (Seads) através da Comissão de Apoio ao Aleitamento Materno (CAAM), por meio do Programa Municipal Cegonha Araguaiense. O plantio contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAPA).

Considerado alimento ouro na nutrição dos bebês, a coordenadora da CAAM, Shirley Lopes, explica que o leite representa a sustentabilidade assim como a árvore. “Ambos geram resistência e proteção. Está é mais uma ação desenvolvida na gestão do prefeito Gustavo Melo que sempre tem apoiado e incentivado campanhas e projetos que traz benefícios para as mulheres e os recém-nascidos”, diz.

Conforme a secretária de Saúde, Manoela Nunes, cada árvore plantada levará em homenagem o nome de uma Unidade de Saúde e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O trabalho que os profissionais de saúde e da assistência social realizam na promoção do aleitamento materno é excepcional. Além de ser uma pequena homenagem e marca toda uma simbologia de incentivo e apoio”, destaca.