Plano de Saneamento Básico tem mais uma audiência em Alto Araguaia

Plano de Saneamento Básico tem mais uma audiência em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – Mal terminal o Outro Rosa, a Secretaria Municipal de Educação do município de Alto Araguaia e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) empreenderam esforços para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O trabalho faz parte da Campanha Novembro Azul e levou palestras a empresas e unidades de saúde. Para marcar o encerramento das ações foi realizada uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta quinta-feira (28/11) com o médico José Luiz Zachini. O tema da campanha - Um Toque, um Drible – é trabalhado para conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e repassados pelo médico Zachini durante a palestra, atestam que somente no ano de 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Segundo o médico, o único meio de prevenir a doença ou diagnosticá-la precocemente é fazendo o exame. [caption id="attachment_25206" align="alignleft" width="319"]DSC04234 Dezenas de pessoas participaram na palestra que marcou o encerramento da Campanha Novembro Azul[/caption] O objetivo do trabalho é o de conscientizar os homens para a prevenção do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens. O câncer, segundo o médico, pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. A secretária de saúde do município, Martha Maia Brandão, trouxe números para destacar que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Durante a palestra, o médico alertou sobre os sintomas do câncer. “A Campanha Novembro Azul é muito proveitosa e atual. É uma discussão que tem que interessar a todos os homens, que tem que se preocupar mais com sua saúde. A prevenção é ainda o melhor remédio. Os homens, infelizmente, negligenciam muito em relação à saúde. As mulheres se cuidam mais. Este é um momento de chamamento para que os homens dediquem mais tempo a sua saúde. Muitos não têm consciência da importância da prevenção por meio do exame”, destacou o médico. Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. De acordo com o médico, pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, homens com mais de 45 anos, obesas e negras têm mais risco de desenvolver a doença. A secretária de saúde de Alto Araguaia, Martha Maia Brandão, deixou um recado aos homens em relação à doença. “Diagnosticar a doença no início ainda é o melhor tratamento. Nossas unidades de saúde e o Hospital Municipal estão à disposição para prestar o atendimento”, ressaltou. A psicóloga Luana Silva de Rezende Medeiros, que juntamente com a fonoaudióloga Thays Cavalcante de Souza Farias e a assistente social Neuza compõem o NASF em Alto Araguaia, lembrou que além da palestra na Câmara as ações da Campanha do Novembro Azul embarcaram também empresas no município. Por meio de palestras e vídeos sobre o tema, os trabalhadores foram alertados sobre a importância da prevenção.