Parque Ecológico recebe cuidados e obras de iluminação começam nos próximos dias

Representantes do município foram as escolas José Inácio Fraga e Adalcy da Conceição Rodrigues, que concorreu com alunos do ensino fundamental Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa Alto Araguaia, MT - A educação no município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) é levada a sério. E o resultado dos esforços da administração pode ser visto nos projetos desenvolvidos para complementação escolar e ainda o envolvimento em eventos que tem por instrumento fomentar o conhecimento. Isso ficou evidente na participação de alunos da rede municipal de ensino local na Olimpíada Brasileira de 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizada em 2012. O município foi representado por alunos da Escola Municipal José Inácio Fraga e da Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues, que figuraram no seleto grupo dos 5% com melhor desempenho do País, diante os 19 milhões de alunos inscritos na primeira fase do ensino fundamental. A notícia sobre o bom desempenho dos alunos da Escola Municipal José Inácio Fraga foi feito via email pela coordenadora da OBMEP, Mônica Souza. “Queremos agradecer o seu desenvolvimento no envolvimento dos alunos com a Olimpíada. Acreditamos que isso já trouxe bons frutos. Por isso, enviamos em anexo um certificado com a indicação de todos os seus alunos que foram premiados. Solicitamos a gentileza de informar a seus alunos sobre a divulgação e incentivá-los a participar das próximas edições, mesmo para o que não tenham sido premiados. É importante lembrar que eles já fazem parte de uma seleção dos 5% de melhor desempenho”, disse a coordenadoria via email. Somente nesta fase foram 19 milhões de alunos foram inscritos na primeira fase. [caption id="attachment_25502" align="alignleft" width="319"]DSC01080 Escola José Inácio Fraga teve um aluno que recebeu menção honrosa pelo desempenho na OBMEP[/caption] A OBMEP se propõe a motivar e incentivar o estudo da matemática, por meio de novas experiências e desafios. Participam instituições de ensino municipais, estaduais e federais. É uma competição aberta a todos os estudantes dos ensinos fundamental (a partir da 5ª série), médio e superior de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo do evento é estimular o estudo da Matemática, aperfeiçoar a capacitação dos professores e descobrir jovens talentos. Os alunos participantes na edição 2012 do OBMEP tinham como professor, o atual secretário de administração de Alto Araguaia, Romildo José de Oliveira, que está afastado. Ele foi pego de surpresa com o resultado e ao mesmo tempo mostrou-se feliz pelo empenho e dedicação dos alunos em representar bem o município. “Não esperava por esse resultado. Sabia que tínhamos alunos preparados, mas não neste nível. Dos 19 milhões de alunos envolvidos na Olimpíada, ficamos entre o primeiro milhão. Isso mostra que a educação é sem dúvida o caminho para o desenvolvimento de uma geração mais consciente. É o maior legado que uma família pode deixar aos jovens ou um professor a seus alunos”, destacou o secretário e professor à época, que leciona na Escola José Inácio Fraga desde 1990. A secretária de educação de Alto Araguaia, Abilene Antônia Bastos de Queiróz, tem promovido ações para incentivar diretores e coordenadores das unidades de ensino local a inscrever os alunos. “A participação dos nossos alunos tem aumentado a cada ano. Na edição de 2012 o professor Leo (contratado) fez um trabalho de aulas de reforço e intensivo para melhorar o nível dos alunos na Escola José Inácio Fraga. Graças a Deus tivemos o retorno”, destacou. Os alunos Elliam Victor Martins Campos (Escola José Inácio Fraga); Dhuliana Dantas de Souza e João Neto Nascimentos (da Escola Adalcy da Conceição Rodrigues) receberam menção honrosa em virtude de ter demonstrado capacidade em resolver os problemas matemáticos, conforme explica a secretária. “Não ganharam medalhas, mas vejo progresso, uma vez que os alunos não eram incentivados a participar e eu "forço a barra" para a participação, até porque o concurso tem como objetivos avaliar a capacidade dos alunos em raciocínio e o trabalho dos professores. Então, estamos trabalhando e colhendo os frutos. Lembrando que em educação as transformações são bem lentas”, destacou. A Escola Estadual Maria Auxiliadora também teve um aluno que recebeu menção honrosa pela participação da OBMEP 2012. Trata-se de Hiury Ribeiro de Abreu.