Parceria entre Prefeitura, Senar e Sindicato Rural assegura Mutirão Rural em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Serviços de cidadania, educação e de saúde. Esses serão alguns dos serviços oferecidos durante o programa Mutirão Rural que será realizado no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) no dia 1º de abril na Escola Municipal Patrocínio Joaquim Dias, no pátio da Associação dos Produtores Agropecuários e Piscicultores do Paraíso. A oficialização da parceria entre a Prefeitura local, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural ocorreu nesta terça-feira (27.02) com a assinatura do Termo de Compromisso entre as instituições.

A partir da assinatura do termo, a Prefeitura passa a integrar as ações do programa e disponibilizar uma série de serviços com objetivo de promover a inclusão dos moradores da área rural.

A reunião envolveu os secretários municipais Manoelito Rezende (Administração), Manoela Nunes de Souza (Saúde), João Dias (Agricultura e Meio Ambiente) e Laura Missias (Assistência e Desenvolvimento Social) e o coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela; o presidente do Sindicato Rural, Luiz Garcia, o Luizão e o superintendente do escritório regional do SENAR, José Eduardo Pio.

Para o secretário de Administração, Manoelito Rezende, a parceria com o Senar viabiliza o acesso da comunidade rural a diversos serviços de cidadania e de saúde concentrados em um único espaço e sem a necessidade dos moradores se deslocarem até o perímetro urbano. "É uma parceria muito importante e que nos ajuda a atender a população diretamente na localidade em que está inserida. Ano passado realizamos no Distrito do Buriti e em 2023 iniciamos o ano já anunciando essa edição na região do Paraíso, com objetivo de abarcar também os moradores do Córrego Rico, Baús, Vale do Araguainha, entre outras localidades”, disse.

SERVIÇOS A SEREM OFERTADOS - Ao todo são ofertados mais de 30 serviços gratuitos, dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3x4, emissão e plastificação de documentos, exames rápidos de glicemia, texto rápido de HIV, hepatite B e C e vacinação. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, alistamento militar, cadastro no Bolsa Família, Cartão do SUS, Cartório Eleitoral, atendimento com psicóloga e Assistente Social; confecção de Boletim de Ocorrência e até orientação jurídica.