Palestras sobre conscientização ambiental despertam responsabilidade ambiental em crianças de Alto Araguaia

A palestra envolveu crianças com idade entre 06 e 08 anos da 1°, 2° e 3° séries

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Com o intuito de despertar nas crianças a consciência e a responsabilidade com a preservação dos recursos naturais, a Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC), iniciou uma série de palestras com foco na importância de preservar o meio ambiente e a utilização racional dos recursos hídricos. A primeira unidade de ensino atendida pela iniciativa foi a Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro. O tema abordado nessa terça-feira (21) envolveu crianças com idade entre 06 e 08 anos da 1°, 2° e 3° séries.

A prioridade da ação é o público infantil, uma vez que as crianças são identificadas como multiplicadores espontâneos das informações apresentadas. O trabalho é coordenado pelo assessor técnico de meio ambiente, José Carlos de Oliveira, e pelo engenheiro Emílio Antônio Gomes.

“A maior preocupação da secretaria é com a conscientização. Com crianças temos um resultado muito melhor, pois crescerão com a consciência que a preservação da água e do meio ambiente é interessante para o planeta. Vivemos em uma região privilegiada, principalmente abundante em água. Temos que preservar e cuidar para ter essa água com qualidade sempre”, disse.

Durante a palestra os servidores abordaram temas como a capacidade hídrica de Alto Araguaia com foco nos córregos Boiadeiro e Gordura e Rio Araguaia. O sistema de captação e distribuição de água foi outro ponto abordado, além de cuidados com as nascentes. “Outras escolas também podem receber essas palestras. Podem entrar em contato com a gente. Teremos o maior prazer de falar não só de água, mas sobre qualquer assunto relativo o meio ambiente”, ressaltou.

A professora Tatiana Carvalho Silva atua na rede municipal de ensino há 10 anos. Segundo ela, atividades diferentes chamam a atenção dos alunos. Eles ainda têm a oportunidade de fazer questionamentos aos palestrantes. “É um projeto que desenvolvemos nas escolas José Inácio Fraga e Maria Júlia. Trabalhamos a questão da água, meio ambiente e cuidados com a dengue. Foi muito importante a palestra, porque trouxe novidades que às vezes nós [professores] não conseguimos passar às crianças. É uma pessoa diferente que vem, fala, ajuda a prender a atenção dos alunos e fazer com que se conscientizem”, destaca a professora. A série de palestras na escola continua durante a semana.