Pais e profissionais da educação participam de formação através do sistema de ensino família e escola

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

Pais, professores, gestores e monitores da rede municipal de educação de Alto Araguaia (MT) participaram de formação através do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE). A iniciativa visa aproximar a relação de pais e escola no cotidiano de ensino e acontece duas vezes ao ano, sendo uma presencial e outra na modalidade de educação à distância (EAD).

Desta vez a editora trouxe o curso em modalidades diferentes dando autonomia para que cada participante escolhesse a oficina conforme interesse e afinidade. Ao total foram ofertadas quatro oficinas somando 16 horas de aprendizado.

A primeira oficina tem como tema, '' Cultura como um direito de todos'', já a segunda oficina aborda ''Metodologias ativas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A terceira oficina vem com: o professor como designer na aprendizagem e no ensino fundamental público e por último vemos a ''Aprendizagem humanizadora e significativa''.

A assessora da Opet editora Márcia Regina Ribeiro disse que o apostilamento teve uma boa aceitabilidade tanto para os profissionais da educação quanto aos pais dos alunos. ''Na reunião com os familiares tivemos uma participação muito significativa e contamos com a presença com mais de 130 pessoas, e abordamos a importância do brincar e sobre a importância da brincadeira na aprendizagem do aluno e a parceria que está sendo fortalecida entre a família e a escola'', pontua.

“Estamos muito felizes com essa parceria, a formação continuada traz a reflexão e pensa nas intervenções necessárias, a oficina “Cultura como um direito de todos” valoriza a diversidade e cultura do ambiente que o aluno está inserido oportunizando para as crianças acesso a essa cultura trabalhando a partir do próprio estudante e sua identidade própria”, comenta a assessora pedagógica da Opet, Renata.

A diretora da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, Emy Maria Rezende dos Anjos, fala sobre a importância do curso. ''O Curso traz inovação e contribui trocas de experiências para todos os profissionais de educação. Convido os pais e responsáveis para que eles continuem a participar da educação como parceiros para que o trabalho continue com qualidade'', conclama.