Obras de construção e reforma de escolas em Alto Araguaia preveem investimento de R$ 7,7 mi

Somente na nova Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek o investimento será de R$ 5.689.474,51

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Estruturas mais modernas e ensino de qualidade. Pensando neste cenário é que o município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) foi contemplado com investimentos em reformas e reconstrução de escolas. Somente em duas unidades serão aplicados R$ 7.745.725,82 entre recursos do Governo de Mato Grosso, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Infraestrutura e Logística (SINFRA), mais contrapartida em recursos próprios da Prefeitura. As obras já começaram e de maneira simultânea contemplam a reforma da Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues, no Bairro Gabiroba, e a construção da nova Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek, no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

O prefeito Gustavo Melo (PSB); o secretário de Administração Manoelito Rezende; o secretário de Obras e Infraestrutura, Milton Lima e o secretário de Finanças e Planejamento, Welton Vilela, rotineiramente verificam o andamento das obras. O objetivo é que os serviços sejam concluídos até o final de 2023.

Na Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek a previsão é que o investimento seja de R$ 5.689.474,51. O processo de demolição do antigo prédio já foi concluído e os estudantes já foram realocados provisoriamente na Unopar até a conclusão total das obras.

A Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues receberá investimento de R$ 2.056.251,31 na reforma da atual estrutura com manutenções preventivas e corretivas no prédio. Enquanto as obras são executadas, os alunos concluirão o ano letivo e vão iniciar o próximo ano escolar na sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As duas unidades receberão climatização e novo mobiliário.

“Estamos extremamente satisfeitos com a proposta de parceria do governo Mauro Mendes de investimento nas unidades escolares de nossa cidade. Tenho certeza que daremos uma nova e mais digna estrutura para os nossos profissionais e alunos. É uma proposta que tem olhado a educação como um todo. Teremos unidades de ensino cada vez mais atrativas e modernas para melhor atender nossos alunos e proporcionar condições adequadas de trabalho aos profissionais da educação”, disse o prefeito Gustavo Melo.

MAIS OBRAS

A demolição para construção da nova sede da Escola Estadual Onecídio Manoel de Rezende, no Distrito do Buriti, e a reforma da Escola Estadual Plena Carlos Hugueney também estão em face de serem iniciadas. As ordens de serviço já foram assinadas e a empresa vencedora da licitação notificada para iniciar as obras.

A estimativa é que na Escola Estadual Onecídio sejam investidos cerca de $ 5 milhões, enquanto que na reforma da Escola Carlos Hugueney cerca de R$ 2,3 milhões.

HISTÓRICO

“É histórico esse volume de recursos. Estamos muito felizes, porque temos o compromisso de tornar Alto Araguaia uma cidade cada vez melhor. É um recorde em convênios na área da educação. São obras que eram sonhadas pela população e que agora poderão se tornar realidade. Os recursos de fato estão chegando aos municípios e Alto Araguaia é uma grande beneficiada”, comemora o prefeito.