Obra resolve problema histórico de esgoto a céu aberto no Bairro Gabiroba em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Com foco na importância do saneamento básico para o desenvolvimento social e qualidade de vida da população, a prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) concluiu essa semana obras de implantação de esgotamento sanitário na Rua Leocádia, no Bairro Gabiroba. O problema afetava dezenas de moradores há cerca de 20 anos e comprometia a estrutura dos imóveis na localidade. Com investimentos em recursos próprios, as obras foram executadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SINTRAF).

O prefeito Gustavo Melo (PSB) e o vice-prefeito Freud Fraga (DEM) estiveram na localidade na manhã desta terça-feira (7) para acompanhar a finalização da obra e conversar com moradores. A obra incluiu a implantação de uma canalização de cerca de 60 metros com tubos de ribloc e instalação de um biodigestor para fazer a coleta e tratamento do esgoto das residências no entorno.

Moradora na localidade há cerca de 50 anos, Ana Cândida Camila de Almeida, 74 anos, comemorou a chegada da obra. Segundo ela, os transtornos com o mal cheiro e o esgoto a céu aberto são cenas do passado. “Tampou tudo. Agora ficou bom. Agora ficou joia. Ficou 10. Vou dar parabéns para o prefeito. Era fedido demais. Agora ficou bonito. Era mosquito, era dengue, mal cheiro e muito lixo dentro do esgoto”, comemora a moradora.

O motorista Edilson Romero é morador na localidade desde 1992. Segundo ele, os problemas provocados pela falta de infraestrutura traziam muitos transtornos. “Era um mosquito terrível. Era demais. Na hora da refeição, a hora mais sagrada, era o mal cheiro. Hoje temos que parabenizar o prefeito Gustavo Melo por essa obra. Passaram tantos prefeitos e a gente falava com um, outro não estava nem aí para gente, outros davam as costas e largava a gente falando sozinho. O prefeito Gustavo Melo está de parabéns, de bem com a vida e com o povo. Tenho mais é que agradecer. Compromisso feito. Estamos felizes”, apontou.

Durante a inspeção da obra, o prefeito Gustavo Melo lembrou que além de resolver um problema de infraestrutura, a obra de canalização também tem como foco a preservação de recursos hídricos ao efetuar o tratamento de todo o esgoto coletado na localidade.

“É a prefeitura olhando para aqueles que mais precisam do Poder Público. A obra traz qualidade de vida, melhora a condição de saúde. Os gestores nunca tiveram o olhar para essas pessoas, mas nós viemos para mudar essa realidade. Executamos um planejamento sério, com prioridade e responsabilidade para entregar essa obra aos moradores do Bairro Gabiroba”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Freud Fraga ressaltou que a obra vem para resolver um problema histórico e crônico no bairro. “É uma obra que estava no desejo desses moradores. O mal cheiro trazia uma série de transtornos. Agora é mais qualidade de vida, visto que o esgoto a céu aberto não existe mais. A prefeitura melhora a infraestrutura. Isso é responsabilidade. É compromisso com os moradores”, afirmou.