Nova van entregue pelo prefeito Gustavo Melo vai melhorar transporte de pacientes renais

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Uma rápida cerimônia na manhã desta segunda-feira (23) em frente à prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) marcou a entrega de uma van zero km para o transporte de pacientes renais que fazem hemodiálise no município de Rondonópolis (215 km de Cuiabá). As chaves foram entregues pelo prefeito Gustavo Melo (PSB) à secretária de saúde, Manoela Nunes de Souza e ao motorista, o servidor público Domingos Moreira dos Santos.

A compra do veículo foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Ságuas Moraes (PT-MT) no valor de R$ 190 mil e contrapartida da prefeitura em recursos próprios de R$ 20 mil, totalizando investimento de R$ 210 mil. O servidor público Valentin Torres de Araújo é paciente renal e três vezes por semana desloca-se a Rondonópolis afim de realizar o procedimento de hemodiálise. Segundo ele, o veículo dará mais conforto aos pacientes. “Vai ser muito importante. É ótimo. Tem bastante lugar, é um veículo bem espaçoso e mais confortável”, afirmou. A primeira viagem do veículo com os pacientes será nesta quarta-feira (24).

Com a chegada da van com bancos reclináveis, 16 lugares, ar condicionado e acessibilidade para portadores de necessidades especiais (PNE), sobe para cinco o número de veículos adquiridos para atender a área da saúde em Alto Araguaia desde o início da gestão do prefeito Gustavo Melo.

“É com muita alegria que entregamos este importante veículo para atendimento dos pacientes que fazem hemodiálise em Rondonópolis. Quero agradecer o ex-deputado federal Ságuas Moraes por destinar a emenda e ainda ao ex-prefeito Alcides Gordo e a ex-vereadora Nelcy que auxiliaram para que essa emenda viesse para Alto Araguaia. É um veículo que vem em boa hora. Os pacientes serão transportados com mais conforto e dignidade”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de saúde, o veículo é exclusivo para atender os pacientes que fazem hemodiálise em Rondonópolis. “É um veículo zero km exclusivamente para atender esses pacientes que três vezes por semana se deslocam para Rondonópolis. Será mais conforto e qualidade no transporte. O prefeito Gustavo Melo tem esse olhar humano e sempre tem buscado mais investimentos para saúde em nossa cidade”, ressalta.

A ex-vereadora e coordenadora do Centro de Atendimento Empresarial (CAE), Nelcy Pio Peron, ressaltou que viajou com os pacientes e observou a necessidade da substituição do veículo. Amiga e próxima do ex-deputado Ságuas Moraes solicitou a ele uma emenda para aquisição da uma van. “Conversei com o prefeito Gustavo Melo sobre essa emenda e com o ex-deputado Ságuas Moraes. Hoje estamos com essa grande conquista. Só temos a agradecer o prefeito Gustavo Melo por complementar o valor, ao ex-deputado Ságuas e a Câmara de Vereadores. É um dia de alegria e agradecimento a todos as pessoas que juntas conquistaram esse veículo”, lembra ela.

Participaram da entrega os vereadores Jorge Melo, José Ayrton, Paulo Lopes, Henrique Pyter, Deusdete Xixica, Marilzan Nunes, Vanderlei Marques, e Clodoaldo Alves.