Na sexta, prefeito e autoridades inauguram associação de catadores e CREAS em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB), juntamente com autoridades estaduais e municipais, cumpre uma série de compromissos na próxima sexta-feira (02). A agenda oficial começa por volta das 09h50 (horário de Brasília) com a inauguração da Associação de Catadores de Recicláveis (ASCALTO) e entrega de um caminhão para coleta de recicláveis nas cidades de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO).

A entrega da sede e do veículo para operacionalização da associação de catadores é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho (MPT/MT). A criação da entidade é um dos compromissos firmados pelo município após cancelamento de uma multa de 150 milhões por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 12 de fevereiro de 2007.

Às 10h10, o prefeito e comitiva de autoridades seguem para o centro da cidade. Na Rua Dom Aquino Corrêa, no Bairro Atlântico, fazem a inauguração do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Trata-se do primeiro espaço da história de Alto Araguaia no atendimento da proteção social especial destinada a famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrências de violências físicas, sexual e psicológica, negligência, situação de rua e abandono, trabalho infantil, discriminação em decorrência de orientação sexual, raça e etnia e outras formas de violação.

Encerrando a agenda, as autoridades vão até a Escola Municipal Lourença Afonso de Melo, no Bairro Aeroporto, acompanhar o último dia do mutirão de oftalmologia realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Consórcio Regional de Saúde Sul (CORESS-MT), com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, através da Justiça Comunitária. A ação teve início na terça-feira (29) e segue até sexta-feira (02). Nos dois primeiros dias atendeu quase 250 pacientes com consultas oftalmológicas gratuitas. O mutirão tem por objetivo a prevenção e diagnóstico precoce de doenças relacionadas à visão, como glaucoma, catarata, pterígio e outros.