Mutirão Rural registra 801 atendimentos na região do Paraíso em Alto Araguaia

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Mutirão Rural registra 801 atendimentos na região do Paraíso em Alto Araguaia

Descentralizar as ações e possibilitar o acesso aos serviços públicos nas comunidades. Nesta perspectiva é que a Prefeitura de Alto Araguaia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural e diversos parceiros realizaram mais um Mutirão Rural. A ação realizada no sábado (01/04) na comunidade rural do Paraíso divulgou balanço nesta terça-feira (04/04) com 131 moradores beneficiados e um total de 801 atendimentos.

Das 08h às 17h (horário de Brasília) a iniciativa assegurou aos moradores diversos atendimentos de saúde, como atendimento médico, odontológico com entrega de kit de higiene bucal, oftalmológico com óculos gratuito, vacinação, testes rápidos, entre outras ações como emissão de documentos, atendimento Sine, Junta de Serviço Militar, entrega de ovos de chocolate, entre outros.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) esteve na localidade no período da manhã e acompanhou boa parte do evento. “Quem ganha com isso é a comunidade. As entidades públicas e privadas se uniram para ofertar diversos serviços de cidadania diretamente na comunidade rural”, disse o gestor que inclusive aproveitou para aferir a pressão arterial.

O supervisor regional do Senar-MT, Eduardo Pio, disse que foram ofertados mais de 30 serviços totalmente gratuitos. “Para nós é muito importante. Agradecemos a parceria com a Prefeitura. Foram diversas reuniões de organização e muitas pessoas se envolveram para realizarmos esse dia dedicado ao Mutirão Rural. Nosso foco é o produtor rural, é o trabalhador e suas famílias. Além de cursos, treinamentos, capacitações, o Senar também tem esse dia de cidadania para trazer serviços de saúde, de lazer, cultura, emissão de documentos. Eventos como esse são possíveis através de parcerias”, frisou.

Os moradores da localidade que foram até a sede da Associação dos Produtores Agropecuários e Piscicultores do Paraíso (ASPAR), onde ficou concentrado o Mutirão, e elogiaram a iniciativa por parte da Prefeitura e parceiros.

“É muito importante para nós. Tá de parabéns”, citou Tadeu Gomes, produtor rural e morador da região. “Trabalho bem feito. Fui muito bem atendido”, atestou Jurami Souza Pinto, que agora só aguarda a emissão dos documentos. “É de uma importância muito grande para todos nós da região. É uma oportunidade que não podemos perder”, detalhou Antônio Farias.