Mutirão contra dengue realiza coleta de entulhos, coleta de amostra de larvas e notificações de proprietários

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

“A população tem que abraçar a causa. Isso daqui é um caso de urgência, não é só a prefeitura. Se quiser melhorar a saúde no nosso município, começa por aqui”, desabafou o agente de limpeza pública Wesio de Oliveira Silva ao eliminar pontos com água parada e larvas em uma residência abandonada. O servidor faz parte da força tarefa de limpeza e combate à dengue em Alto Araguaia (MT), iniciado nesta segunda-feira (02), no Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Com várias frentes de trabalho, a ação realiza coleta de entulhos, materiais plásticos e objetos com potencial acúmulo de água, coleta de amostra de larvas e fiscalização com notificações aos proprietários. Agentes de Saúde e de Endemias tem reforçado a campanha diretamente nas residências em orientações aos moradores e entrega de panfletos. Campanha também se estende em palestras nas escolas.

Apenas no primeiro dia da ação, a vigilância identificou 30 pontos com larvas. As amostras foram coletadas e serão encaminhadas para laboratório em Rondonópolis (MT), afim de identificar a confirmação de ocorrência do Aedes Aegypti.

O prefeito Gustavo Melo acompanhou a manhã de trabalho. “Impressionante a quantidade de entulhos nos quintais e objetos com água parada. A comunidade deve estar sempre atenta e sempre tomar as medidas na própria casa. Esperamos que todas as regiões atendidas se comprometam em manter a limpeza”, conclama o gestor.

O mutirão envolve mais de 40 profissionais e contam com auxílio de caçambas de entulho, caminhão caçamba, retroescavadeira e um trator roçadeira. “Não é brincadeira. Se todo mundo puder colaborar, é tudo para manter a cidade mais limpa. Não depende só do gestor não, todo mundo tem que ajudar, a começar pelo proprietário”, finaliza o servidor Wesio de Oliveira.