logo

Música, dança, poesia e premiação marcam o encerramento do 3º Sarau Literário de Alto Araguaia


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Música, dança, poesia e premiação marcam o encerramento do 3º Sarau Literário de Alto Araguaia

O encerramento do terceiro Sarau Literário de Alto Araguaia (MT) foi marcado por histórias, emoções e premiações. Ao envolver música, dança, teatro e poesia, as manifestações artísticas realizadas entre as escolas da rede municipal de ensino, visa desenvolver nos alunos e na família o gosto pela leitura e cultura em geral. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público e Poder Judiciário, premiou as melhores apresentações dos alunos na última semana.

O projeto iniciado meses antes nas escolas, tem como tema base a literatura. Os professores junto dos alunos planejaram as atividades e a banca avaliadora do Sarau selecionou as melhores apresentações. Conforme aponta a secretária de Educação, Paula Fraga, o projeto é um incentivo à leitura. “Através destes eventos descobrimos novos talentos. É incentivo para os alunos e para a família. Nossos agradecimentos aos parceiros e ao prefeito Gustavo Melo que não tem medido esforços para investimentos na educação”, diz.

A juíza do trabalho da comarca do município, Drª Karina Rigatto, fala que o projeto é importante para o município e explica como é desenvolvido a parceria. “Ficamos felizes em participar. Nós temos ações coletivas por meio das quais há condenações, em algumas das vezes, onde o valor nós fazemos a reversão para projetos sociais em prol de beneficiar a sociedade local que foi prejudicada pelo dano, isso com aval do Ministério Público do Trabalho”, pontua. A participação da Justiça do Trabalho foi na aquisição dos prêmios entregues para os alunos que tiveram o melhor desempenho no projeto.

Mais do que diversão e descontração, o sarau literário é também momento de aprendizado não só para quem apresenta, mas também para quem assiste. Delvanir Maria Simão, mãe da pequena Isadora que recitou uma poesia, aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação e parceiros. “É muito importante o trabalho desenvolvido pelos professores, pois as crianças aprendem e tem gosto pela leitura. A gente como pai, mãe, também ajuda em casa e a escola auxilia”, disse.

Fã de livros de contos, Tiffany Reis de Sousa, fala como despertou o interesse pela leitura, qual a história preferida e o aprendizado. “Eu aprendi com minha professora, contando para meus colegas, minha mãe, meu pai, meus irmãos. A história que eu mais gosto de contar é da menina bonita do laço de fita, que fala que não deve falar mal da cor dos outros, tem que respeitar”, ressalta. “Fiquei encantada com uma turma tão pequena produzir textos lindos como eles produziram”, disse emocionada a professora da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, Evânia Magalhães.

Ao todo, 31 alunos foram premiados em sete categorias. As diretoras que representam as unidades de ensino também receberam premiação. Ainda, participaram do encerramento do Sarau Literário, os vereadores José Ayrton de Andrade e Paulo Lopes.

 

     CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS     

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página ?