Multi Cidadania atende cerca de 400 pessoas e realiza 210 serviços em Alto Araguaia

Evento aconteceu na Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro.

Por Marcos Cardial | Assecom / AIA

Marcos Cardial | Assecom/AIA

O Projeto Multi Cidadania, realizado na Escola Municipal José Inácio Fraga, no Bairro Boiadeiro, atendeu cerca de 400 pessoas no sábado (12) e possibilitou a realização de 210 serviços. Os números mostram a importância do evento, cujo objetivo foi oferecer, gratuitamente, serviços diversos à população do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). A iniciativa foi da prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), em parceria com o Governo de Mato Grosso.

Entre os serviços ofertados aos moradores pelo Multi Cidadania estavam emissão de documentos, atendimentos e orientações jurídicas, corte de cabelo, limpeza de sobrancelha, bazar de roupas, palestras entre outros, além de apresentações culturais e esportivas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A proposta integra um plano de política público criado pela prefeitura em 2017.

Os moradores que buscam os serviços saíram satisfeitos com a iniciativa. Foi o caso do senhor Enoque Rosa de Souza, 62 anos, morador no Bairro Atlântico. Ele buscou o Multi Cidadania para emitir a segunda via do RG. “A iniciativa é muito boa. O povo merece, porque ajuda todo mundo. Hoje em dia tudo que vai fazer é muito cara. Isso [Multi Cidadania] ajuda muito a população. Ficamos muito agradecidos por isso. Foi bom [o atendimento]. Foi rápido”, disse.

O Multi Cidadania foi elogiado não somente por quem buscou os serviços, mas também por quem estava, voluntariamente, oferecendo atendimentos à comunidade. É o caso da técnica em enfermagem Gleice Rodrigues da Maia. Ela, juntamente com outros acadêmicos, garantiu à comunidade atendimentos na área de saúde com aferição de pressão e de glicemia. “Quando comecei a faculdade não tive essa oportunidade de colocar o que aprendia em sala de aula na prática. Hoje em dia vemos que a comunidade está se habilitando em ajuda o próximo. Para nós foi ótimo. A gente adquire experiência prática, habilidade e agilidade no atendimento. É ótimo”, ressaltou.

SERVIÇOS GRATUITOS – O Multi Cidadania ofereceu a comunidade um elevado número de serviços como a expedição de documentos como CPF, RG, Ide Jovem, carteira de trabalho, carteira do idoso, cartão do SUS, emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento, óbito e cadastramento no Programa Bolsa Família. Com o CEJUSC ocorreu renegociação de dívidas, divórcio, guarda judicial, dissolução de união, entre outros.

A Defensoria Pública, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alto Araguaia e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) levaram orientações diversas. A Divisão de Água e Esgoto (DIVAES) possibilitou a emissão da segunda via da conta de água, troca de titular e parcelamento de dívidas. O Centro de Atendimento Empresarial (CAE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) levam aos moradores informações sobre microcrédito, MT Fomenta e formalização de Microempreendedor Individual (MEI). Teve ainda serviços da Receita Federal, aferição de pressão de glicemia, plastificação de documentos, cortes de cabelo, bazar de roupas, palestras, fotos 3x4, inscrições para cursos do Sindicato Rural Patronal, limpeza de sobrancelha e confecção de currículo, além palestras e orientações da Polícia Militar e do Núcleo do Corpo de Bombeiros.