Moradores que ainda não responderam ao questionário do IBGE devem entrar em contato pelo 137

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Moradores que não responderam ao Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) devem agendar a entrevista através de ligação gratuita pelo telefone 137. A coleta dos dados é importante para a cidade e o país, onde ajudarão a traçar políticas públicas, de desenvolvimento e investimentos.

“É de extrema importância a participação da população, visto que é a única pesquisa estatística oficial. Através do censo sabemos o número exato de moradores, a situação sócio-econômica de cada bairro e região. Pedimos a sensibilidade de todos para que entrem em contato no telefone e forneçam as informações necessárias,” conclama o chefe do executivo municipal, Gustavo Melo.

As entrevistas tiveram início em agosto de 2022, onde os recenseadores atuaram em todos os bairros, distritos e sítios. Em apoio, a Prefeitura disponibilizou servidores e veículos para auxiliar o trabalho do Instituto.

O Censo é realizado a cada dez anos, e sua última edição ocorreu em 2010. A pesquisa é fundamental para conhecermos a realidade do país e para a elaboração de políticas públicas, já que investiga questões como características dos domicílios, trabalho e rendimento, identificação étnico-racial, núcleo familiar, educação e mortalidade.

O CANAL 137 – Se a pessoa não foi recenseada, ela deverá ligar para o 137, que é um canal de atendimento exclusivo do IBGE. A partir disso, responderá algumas perguntas que visam identificar se nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa.

Informações como telefone, e-mail, endereço, nome da pessoa, ponto de referência são solicitados para o agendamento da entrevista presencial.