Alto Araguaia, MT – Os contribuintes do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) terão mais uma oportunidade para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, prorrogou até o dia 31 de outubro o prazo para o pagamento com 30% de desconto para aqueles que não possuem dívidas. A mudança da data foi definida na terça-feira (30/10) devido a troca do sistema. O pagamento do IPTU pode ser feito agências bancárias do Sicredi, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica e através do convênio água e luz.
[caption id="attachment_29258" align="alignright" width="220"]
Contribuintes de Alto Araguaia tem mais 30 dias para quitar o imposto[/caption]
O coordenador de finanças, José Neto Cavalcante da Cunha, esclareceu os motivos que levaram a secretaria a promover o segundo adiamento esse ano estão imbricados única e exclusivamente na mudança do sistema. Saiu Quality e assumiu a empresa Duralex. “Em razão da troca de sistema ocorreram várias inconsistências prejudicando o contribuinte tirando-lhe a oportunidade do pagamento com desconto. Com essa nova prorrogação, a população terá mais uma vez a oportunidade de pagar seu imposto com desconto de 30% até o dia 31 de outubro. Isso só vale para quem não deve nada para o município”, destaca.
Os pagamentos podem ser feitos em cota única ou parcelado. Quem optar por pagar em parcela única tem 10% de desconto até 31 já deduzido no documento de arrecadação. Quitando os débitos em atraso, o contribuinte obtém mais 20% de descontos sobre o IPTU 2014. Os contribuintes em dia com suas obrigações tributárias já garantem 30% de desconto no Documento Arrecadação Municipal (DAM).
Também são concedidos descontos de 30% para contribuintes que possuírem em seu quadro, funcionários com algum tipo de necessidade especial comprovada, bem como pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Porém, é necessário comparecer à Secretaria de Finanças para apresentar documentos comprobatórios. Para este caso, o desconto recai apenas sobre um imóvel.
Isenção
Aposentados, viúvas, pensionistas e demais beneficiários são isentos, mas devem comparecer ao Setor de Cadastro e Tributos para mais informações. Esses beneficiários devem possuir apenas um imóvel, residir no mesmo e não possuir renda superior a dois salários mínimos. O contribuinte também pode optar pelo parcelamento em até seis vezes.
O coordenador ainda ressalta que o contribuinte que não recebeu o boleto em casa deve procurar a Secretaria Municipal de Finanças localizada na Rua Sílvio de Castro Maia, 513, centro, para retirá-lo ou então solicitar através do e-mail tributos_altoaraguaia@yahoo.com.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do fone 3481-2657.
Informações à imprensa:
Texto: Cassiane Mews – Estagiária em Assessoria de Imprensa
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
(66) 9951-3010/9207-7767
www.altoaraguaia.mt.gov.br